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com o aumento dos dispositivos eletrônicos, os consumidores têm utilizado a internet para pesquisar produtos, empresas, ler notícias, se comunicar, realizar compras e muito mais. por esse motivo, ter um atendimento multicanal é uma oportunidade de melhorar o seu suporte e a abordagem de vendas.
para te auxiliar, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre o assunto, além de 7 dicas valiosas de como implementar o atendimento multicanal na sua empresa. tenha uma boa leitura!
Conteúdo
o atendimento multicanal é a estratégia de disponibilizar diferentes canais de comunicação, seja para conversar com seus clientes, tirar dúvidas, vender e mais. é comum encontrarmos essa estratégia também com o nome de omnichannel. dessa forma, você consegue atender seus consumidores por mensagens, telefone, redes sociais, chatbots, e-mails e mais.
para que essa estratégia seja funcional e eficiente, é preciso entender quais são os canais que seus clientes utilizam e saber como utilizar cada canal. por isso, antes de implementar o atendimento multicanal no seu negócio, é preciso realizar treinamentos com as suas equipes, além de aprender a utilizar ferramentas de automatização para agilizar as etapas.
ter um atendimento multicanal é importante para melhorar a experiência do usuário. saber como atender seus clientes em diferentes canais, sanar suas dúvidas e resolver os problemas relacionados ao seu negócio é, certamente, uma das formas de transformar leads em clientes.
agora que você já sabe o que é atendimento multicanal e a sua importância para todas as empresas, veja como implementar no seu negócio e conquistar os seus clientes a seguir:
antes de implementar o atendimento multicanal no seu negócio, é preciso conferir os canais que seus clientes utilizam para facilitar a comunicação. para saber quais são eles, pesquise e confira o engajamento em diferentes canais, seja por telefone, chat no site, whatsapp, e-mail ou redes sociais.
analise quais canais fazem sentido para a sua empresa, dessa forma, você pode investir em ferramentas de e-mail marketing, chatbots e mais. assim, você consegue automatizar e personalizar alguns processos do atendimento.
utilizar diferentes canais de atendimento pode aumentar a demanda das suas equipes, por isso, crie um padrão para que todos os clientes sejam atendidos de modo satisfatório. além disso, automatizar o atendimento agiliza dúvidas mais comuns, assim como os eles conseguem realizar o autoatendimento e mais.
após escolher os canais que vai utilizar para ter contato com seus consumidores, procure mantê-los sempre atualizados, principalmente nas redes sociais. deixe claro quais são os diferentes canais de atendimento, assim como podem encontrar a sua empresa e tirar suas dúvidas ou resolver possíveis problemas.
para que o atendimento seja eficiente e deixe seus clientes satisfeitos, é preciso realizar o treinamento de suas equipes, como sac, vendas, pós-venda, entre outros. assim, eles saberão como utilizar todas as plataformas, identificar em qual etapa da jornada do cliente eles estão e como abordá-los.
independentemente de quais canais você utilizar para se comunicar, é preciso integrar todos os dados em um único lugar. assim, você mantém todo o histórico de atendimento e pedidos de cada cliente em um local que toda a sua equipe possa acessar e continuar os atendimentos.
um dos principais passos para implementar o atendimento multicanal é estabelecer os objetivos que pretende alcançar. confira alguns objetivos que você pode investir seus esforços:
realize pesquisas de satisfação com seus clientes periodicamente, assim, você consegue ter uma ideia se o atendimento multicanal está funcionando ou o que precisa ser ajustado. além disso, você pode verificar se seus consumidores estão migrando de plataforma e analisar se vale a pena investir nesse novo canal de atendimento.
além disso, as pesquisas de satisfação são comuns e podem ser realizadas após o término do atendimento, quando o cliente recebe os produtos, ao final do serviço prestado e mais. para incentivar recompras, ofereça cupons e vantagens aos clientes que preencherem a pesquisa.
confira também: crm para e-commerce: como escolher a melhor plataforma
em meio a tantas tecnologias disponíveis no mercado, pode ser difícil identificar as vantagens de implementar o atendimento multicanal no seu negócio. por isso, confira as principais vantagens abaixo:
para otimizar suas estratégias, continue no blog da flowbiz e confira outros conteúdos como este. aproveite que está aqui e leia também como reduzir custos de remarketing e gerar vendas com e-mail marketing.