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O que é e por que investir na jornada do cliente
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O que é e por que investir na jornada do cliente

  • timer 05/12/2019
  • 2 min de leitura

Você já ouviu falar na jornada do cliente? a expressão se refere à trajetória percorrida pelo consumidor durante o processo de aquisição de um produto ou serviço.

 

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entender essa jornada é fundamental para conseguir chamar a atenção do máximo possível de pessoas com interesse no que você oferece. mas é preciso saber usá-la como vantagem para o seu negócio, fazendo com que o cliente opte pela sua marca.

para isso, você precisa, em primeiro lugar, entender os apelos – ou gatilhos – que podem levar um consumidor a escolher o seu e-commerce. em seguida, deve estar apto a acompanhar esse comprador em potencial e conquistá-lo durante esse processo.

portanto, conhecer a jornada do cliente é muito importante. vamos saber um pouco mais sobre o assunto?

 

Como agir em cada etapa da jornada do cliente


alguns fatores exercem forte influência ao longo do caminho realizado pelo consumidor até chegar a você. sua empresa deve entendê-los para conseguir que trabalhem a seu favor, independentemente do ponto em que o cliente está na jornada.

na primeira etapa, de aprendizado e descoberta, o cliente não sabe que precisa do que você oferece. sua marca precisa atrair a atenção dele já no primeiro contato e causar boa impressão nesta primeira interação.

 

Para se ter uma ideia, no brasil, conforme o estudo the shopper story, da criteo, em torno de 79% dos consumidores usam diferentes canais antes de comprar um produto.

 

portanto, ele deve sentir confiança na sua marca para entregar dados que permitirão a continuação da relação. por exemplo, deixar o e-mail em troca do download de um guia.

quando o cliente já reconhece a necessidade de comprar, ele está na etapa de nutrição, e estratégias de marketing, como criação de conteúdos ou anúncios personalizados, podem ser de grande ajuda. com isso, você mostra as vantagens dos seus produtos e amplia as chances de que ele feche a compra ao final da jornada. 

quando ele começa a fazer comparações entre o que encontrou no mercado, você deve mostrar o que ele ganhará ao optar pelo seu produto ou serviço. você deve deixar claro quais são as vantagens e os diferenciais da sua marca, como preços competitivos, segurança ao falar de serviços, qualidade e durabilidade dos produtos.

na hora em que o cliente vai decidir, sua empresa precisa usar as melhores armas, sejam as condições de pagamento, a facilidade na entrega, promoções e descontos. nesta etapa, você precisa estar pronto para resolver toda e qualquer dúvida do consumidor, com agilidade e transparência.

e se você continuar apoiando e prestando esta mesma atenção ao consumidor, tenha certeza de que ele voltará, tornando-se fiel e podendo, até mesmo, virar um disseminador da sua marca.

 

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