quem trabalha com e-mail marketing sabe que uma das grandes vantagens é a capacidade de mensuração de resultados. independentemente do tipo de estratégia elaborada, é possível ter cada vez mais precisão nos relatórios de comportamento e performance das campanhas. e, para isso, você pode contar com o apoio de uma poderosa ferramenta, o google analytics.
sabemos que o e-mail marketing é uma das melhores formas de comunicação para manter e melhorar cada vez mais o relacionamento com os clientes, além de alimentar a base de dados com informações relevantes sobre produtos e serviços de qualquer empresa.
a pesquisa the state of email engagement, da return path em parceria com a demand metric, mostra que, para muitas organizações, o e-mail continua sendo o principal canal utilizado para a divulgação de campanhas de marketing. quem trabalha em empresas que vivenciaram crescimento de receita apresentam maior probabilidade de indicar o e-mail como um dos mais importantes canais de comunicação (68%).
mas como analisar corretamente os resultados obtidos por esse canal e a conversão de clientes a partir dele? neste artigo, vamos ajudar você a entender como medir as campanhas de e-mail marketing com google analytics e como essa ferramenta vai ajudar a coletar dados consistentes para tomadas de decisões estratégicas em suas campanhas.
Conteúdo
por que usar o google analytics no e-mail marketing?
o google analytics é a ferramenta mais popular para web analytics. com ela, você conseguirá descobrir e analisar todas as métricas importantes sobre o desempenho de suas campanhas de e-mail marketing.
para quem trabalha com campanhas de e-mail marketing no e-commerce, o google analytics traz vantagens como:
possibilidade de analisar o tráfego (sessões) que o e-mail marketing leva ao site;
taxa de conversão do e-mail;
ticket médio;
quais são os produtos mais vendidos a partir do e-mail;
dias que geram maior receita;
campanhas (envios) que tiveram maior ou pior resultado (como gerar receita ou tráfego);
quem tem o “módulo de comércio eletrônico avançado” do google analytics pode ver o desempenho por marca e categoria.
“com a integração que fazemos da ferramenta da flowbiz com o google analytics do cliente, os itens listados acima são apresentados no nosso dashboard. ou seja, o cliente tem as informações relevantes em um único lugar, com fácil acesso e visualização”, lembra gregory luiz, analista de sucesso do cliente da flowbiz.
https://www.youtube.com/watch?v=cnmcwnjkoh8
>> lembre-se que, antes de tudo, você precisa entender o que cada métrica quer dizer. não deixe de conferir nosso glossário de e-mail marketing para se familiarizar mais com termos importantes.
como analisar o e-mail marketing com o google analytics?
para analisar o desempenho do e-mail marketing no google analytics, são necessários 3 passos principais:
passo 1
para acompanhar suas campanhas de e-mail marketing, o primeiro passo é ter certeza que o google analytics está rodando no seu site. caso não esteja, você pode seguir o passo a passo para instalá-lo. se você não souber como fazer essa ação ou não tiver gestão sobre a programação do seu site, recomendamos que solicite a ajuda de um especialista ou desenvolvedor.
“o mais importante é que o e-commerce tenha o módulo de comércio eletrônico ativo no google analytics vinculado ao site. se isso estiver certo e todas as outras mídias do site estiverem registrando sessões e vendas, também será possível rastrear as campanhas de e-mail marketing”, complementa gregory.
passo 2
o próximo passo para rastrear a sua campanha de e-mail marketing com o google analytics é habilitar o “rastreamento das campanhas de e-mail marketing”, pois o google analytics já precisa estar adequadamente configurado no e-commerce para esse fim. normalmente, as ferramentas de e-mail marketing têm um recurso que adiciona o rastreamento automaticamente.
“para quem é cliente flowbiz, recomendamos que use o rastreamento da nossa ferramenta. é a garantia que você vai ter todos os pontos mais importantes da sua campanha rastreados”, esclarece gregory.
passo 3
para analisar o comportamento das campanhas, caso o seu negócio seja um e-commerce, basta acessar o analytics e, no menu lateral esquerdo, clicar em aquisição > campanhas > todas as campanhas. todas as campanhas serão apresentadas, mas não apenas as de e-mail. para exibir o desempenho apenas das campanhas de e-mail marketing, siga este passo a passo:
clique em aquisição > todo o tráfego > origem/mídia;
na tela seguinte, clique na combinação origem/mídia que corresponde às tags “utm_source” e “utm_medium” que foram informadas nos links da sua campanha para efetuar o rastreamento;
por fim, na tela seguinte, selecione o filtro dimensão secundária > publicidade > campanha.
assim, você poderá ver o desempenho de tráfego e conversão de cada uma das suas campanhas de e-mail marketing no google analytics. lembre-se de filtrar também o período desejado para sua análise, no canto superior direito da tela. desta forma, fica muito fácil avaliar quais campanhas tiveram melhores e piores resultados, podendo, assim, evoluir sua estratégia dia após dia.
“e aqui, deixo a dica mais importante, que vale para o e-mail marketing e para qualquer outra mídia: saber o que está acontecendo! sem o rastreamento das mídias trabalhadas no marketing da loja, o lojista não conseguirá entender o que está performando bem ou não, ou seja, estará trabalhando vendado. ele precisa do google analytics para conseguir analisar e agir em prol do crescimento da sua loja, entendendo exatamente o que performa mais e menos, e isso vale para o rastreamento do e-mail marketing também”, finaliza gregory.
para ter todas as informações sobre o mercado de e-mail marketing e e-commerce, continue acompanhando nosso blog. e entre em contato com nossos especialistas para melhorar suas estratégias e gerar mais vendas, mais fidelização e mais recompra com e-mail marketing.
A Flowbiz é especializada em CRM, e-mail marketing e recuperação de carrinho abandonado por WhatsApp e e-mail. Focada em dados e criatividade, toma decisões estratégicas para impulsionar vendas e ROI. Desde 2012, ajudou mais de 4 mil empresas a criar conexões autênticas e gerar resultados consistentes. Além de tecnologia, compartilha conhecimento para capacitar gestores e empreendedores. Seu compromisso é oferecer soluções eficazes, priorizando segurança e transparência.