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um canal ágil, econômico e sustentável. as empresas que já entenderam a importância do marketing digital sabem que o e-mail marketing é indispensável para construir relacionamento com os clientes. porém, existem alguns erros capazes de impactar o sucesso da campanha. vamos conhecê-los?
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Conteúdo
todos nós recebemos dezenas ou até mesmo centenas de e-mails por dia. e, claro, não tem como ler todos. em geral, damos uma olhada nos assuntos e clicamos apenas naqueles que realmente nos interessam, certo?
é por isso que o sucesso da campanha também depende, e muito, de uma linha de assunto bem elaborada. entre as principais características de um assunto que certamente vai chamar a atenção do usuário, estão:
talvez, esse seja o erro que mais prejudique o sucesso da campanha. imagine que você tem um e-commerce de artigos esportivos. obviamente, venderá para homens e mulheres, ou seja, perfis distintos de consumidores. agora, já pensou tentar atingir ambos os perfis com o mesmo e-mail? por exemplo, enviando promoções de tênis femininos para o cliente que só compra camisetas masculinas. o resultado será uma decepção por parte do consumidor e grandes chances de ver a sua mensagem parar na caixa de spam.
por outro lado, a segmentação adequada traz vantagens como:
você deve estar sempre direcionando os próximos passos do seu público na jornada de compra, chegando ao ponto em que há mais chances de ocorrer a conversão. assim, o call to action (cta) se torna uma peça fundamental para alcançar o sucesso da campanha.
use verbos de ação, que despertem o senso de urgência do consumidor. além disso, aposte em uma chamada que você sabe que chamará a atenção do seu público e que irá agregar valor para a oferta. afinal, “baixe o e-book gratuito” é bem mais interessante do que um simples “baixe agora”.
abrir um e-mail e encontrar um texto gigante e com muitas opções de cliques pode assustar o destinatário e despertar o desinteresse dele pelas suas mensagens. mas, da mesma forma, e-mails que contêm apenas imagens, sem nada de relevante a dizer, também afastam os consumidores.
o segredo – como em tudo na vida – é encontrar o equilíbrio entre textos, imagens, links e botões de forma que o cliente se sinta atraído pelo seu conteúdo. e o mesmo vale para a frequência de envio: não dispare e-mails em excesso a ponto de incomodar o usuário, mas também não envie de menos a ponto de ele se esquecer da sua marca.
uma pesquisa da fgv mostrou que existem dois dispositivos móveis para cada habitante brasileiro. não é à toa que as compras por m-commerce cresceram 78% em 2020.
esses comprovam que o sucesso da campanha também está baseado na possibilidade que o cliente tem de acessar o seu conteúdo onde, quando e pelo dispositivo que ele quiser. invista em e-mails responsivos: escreva linhas de assunto com até 35 caracteres para que o cliente tenha uma leitura completa no celular e evite usar imagens pesadas para facilitar o carregamento da sua mensagem.
as campanhas de e-mail devem ser acompanhadas de perto para identificar quais mensagens levam a mais conversões e quais vão parar no spam. sendo assim, nossa dica é: com o google analytics, você consegue analisar todas as métricas importantes sobre o desempenho das suas campanhas para tomar as melhores decisões e agir de forma a alcançar os melhores resultados para o seu negócio.
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>> e-book: como criar peças de e-mail que convertem
para evitar esses e tantos outros erros e alcançar o sucesso da campanha, conte com a nossa equipe de especialistas. estamos aqui para acompanhar a sua estratégia de comunicação de ponta a ponta.