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o e-mail marketing é uma das principais formas que as empresas têm de se comunicar diretamente com antigos, novos e futuros clientes. e tanto uma campanha de conteúdo, também chamada de newsletter, quanto outros tipos de campanhas, como e-mail promocional, estão embaixo do guarda-chuva do e-mail marketing e podem gerar conversão.
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neste artigo, reunimos diferentes tipos de e-mail marketing para que você conheça e possa decidir qual se encaixa melhor na estratégia do seu negócio. vamos conferir?
Conteúdo
a campanha de conteúdo, ou newsletter, é uma estratégia para que as empresas se comuniquem regularmente com a sua base de contatos, enviando informações relevantes e mostrando o seu valor para o cliente. o conteúdo pode ser variado, como o anúncio de um evento, notícias sobre a marca ou tutoriais de como usar um produto, sendo oferecido em diferentes formatos, entre e-books, vídeos ou podcasts.
“uma campanha de conteúdo pode estar relacionada com a venda de um produto e ser relevante para o cliente. o lojista pode, por exemplo, planejar as suas campanhas incluindo produtos da curva a, ou seja, aqueles mais vendidos. assim, é possível aumentar as suas taxas de abertura e cliques oferecendo aquilo que o público gosta”, explica gregory luiz, especialista de sucesso do cliente da flowbiz.
uma newsletter pode ser escrita em primeira pessoa, com tom de voz informal, usando linguagem pessoal e senso de humor, descrevendo experiências, como se o autor estivesse escrevendo para um amigo. quando se conta uma história real, por exemplo, você está abrindo para a sua audiência uma porta para que ela se conecte com a sua marca e ativando emoções que podem inspirá-la a tomar uma decisão.
o relacionamento por e-mail também pode trazer conselhos e opiniões. compartilhe o seu conhecimento sobre um tópico em que é especialista. aproveite esse momento para passar uma mensagem inspiradora e até mesmo provocativa, incentivando a pessoa que assina a sua newsletter a se engajar e interagir com ela.
a newsletter ainda pode ser um tipo de boletim informativo, focado em compartilhar valor e construir confiança a partir de conteúdo relevante. é possível, por exemplo, divulgar notícias que mostrem o posicionamento da empresa em relação a determinados temas sociais.
o e-mail promocional pode ser definido como um tipo de comunicação que tem o objetivo de promover um produto ou serviço de uma marca. essa técnica de marketing direto busca, portanto, usar o e-mail como principal canal de conversão.
um estudo da zoho feito com mais de mil brasileiros mostrou que 37% dos consumidores preferem receber novas ofertas por e-mail, e 53% deles acreditam que a melhor maneira de uma marca criar um relacionamento com o seu cliente é por meio de ofertas personalizadas.
o primeiro passo para construir relacionamento e fidelizar os seus clientes deve ser o disparo do e-mail de boas-vindas. afinal, começar um relacionamento com o pé direito é fundamental e, no mundo digital, quem faz esse papel do cartão de visita é o e-mail de boas-vindas.
você também pode enviar campanhas de e-mail marketing com as ofertas mais atraentes do seu e-commerce, ou mesmo com aquelas promoções com foco na queima de estoque.
como vimos, uma campanha de conteúdo também pode abordar ofertas, assim como um e-mail promocional pode trazer conteúdo relevante para o cliente. por isso, você não deve ficar “dentro de uma caixinha”, usando apenas um modelo ou outro na sua estratégia de comunicação.
para que você aproveite ao máximo as vantagens do e-mail marketing, selecionamos outros tipos de e-mail importantes que você deve levar em conta na hora enviar as suas mensagens. vamos conhecê-los?
é o e-mail disparado em datas especiais, como black friday e natal. nesse caso, foque em um layout relacionado à data em questão (como vermelho no natal ou preto na black friday), mas, claro, sem abrir mão da identidade visual da sua marca. lembre-se que é essa identidade visual que ajuda o cliente a identificar a sua loja, diferenciando o seu negócio da concorrência.
>> aproveite as principais datas do e-commerce para vender mais
uma mensagem de boas-vindas é uma forma de recepcionar os seus clientes. mesmo que boa parte das vendas não seja realizada logo no primeiro contato com a marca, o e-mail de boas-vindas é um primeiro passo essencial para nutrir o usuário com conteúdo, mostrando que suas mensagens futuras terão relevância direta para ele. como esse e-mail é esperado pelo destinatário, ele tem alta taxa de abertura e mais chances de cliques, quando comparado com e-mails padrões.
você sabe quem são os seus clientes vips? para identificá-los, é importante analisar os perfis do seu público, seu histórico de compra, frequência, ticket médio etc. assim, você consegue segmentar a sua base de contatos para agradá-los dentro dos seus objetivos e sem correr o risco de mandar um brinde ou desconto em um produto que não conversa com o que esse cliente especial precisa.
>> use a análise rfm para segmentar a base de contatos
feito isso, use o e-mail para mostrar que você reconhece o valor dele. gratifique-o oferecendo algo exclusivo e que seja, de fato, interessante para ele, que aprimore a sua experiência com a marca. para um fã do e-commerce de vinhos, por exemplo, seria encantador ter a oportunidade de adquirir taças personalizadas.
tanto uma campanha promocional quanto uma newsletter são suas aliadas na hora da conversão. e para garantir o envio das melhores campanhas, entre em contato com o nosso time de especialistas.