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o planejamento e a análise de resultados são duas das etapas mais importantes de suas campanhas. a mensuração da taxa de conversão no e-mail marketing, por exemplo, pode dizer muito sobre seus clientes e a eficiência de suas ações.
não há dúvidas de que o e-mail é uma das ferramentas mais importantes para estabelecer um relacionamento mais próximo com seus clientes e gerar mais vendas.
entretanto, todos os benefícios são colhidos a partir de uma estratégia bem planejada e segmentada.
neste post, mostraremos qual é a importância da análise dessa métrica para sua empresa, como mensurá-la e interpretar todos os dados obtidos. confira!
Conteúdo
a taxa de conversão (conversion rate) mede o quanto suas estratégias de marketing via e-mail são eficientes. não adianta investir em uma ação que não trará benefícios para o seu negócio.
o e-mail marketing pode auxiliar muito uma empresa a crescer no mercado e fidelizar clientes por meio do envio de e-mails segmentados e com algum objetivo, incentivando uma ação.
essa ação, por meio de uma landing page, pode propor o download de um e-book, a apresentação de um produto, um vídeo com informações valiosas, entre outras ações que são interessantes para conquistar sua persona.
mas como saber se os seus conteúdos trazem resultados para a sua empresa?
é por meio da taxa de conversão que você consegue analisar esses detalhes. ver pelo google analytics que seus e-mails são abertos e seus links acessados não é suficiente para medir a eficácia de sua estratégia.
é necessário saber quantas pessoas concluem uma ação diante do objetivo daquele e-mail marketing.
lembrando que o e-mail marketing também é muito importante para fazer testes a/b e a taxa de conversão atua diretamente nesses experimentos, assim, você pode observar quais formatos e estratégias tiveram os melhores resultados.
sendo essa taxa alta ou baixa, ela permite que você faça ajustes em todo o seu planejamento — sempre com o objetivo de aumentar as vendas e fidelizar clientes.
uma taxa de conversão baixa pode indicar que a segmentação de seu público-alvo não está correta, ou seja, você está se esforçando para atingir os clientes que não são ideais e não se interessam por seus produtos ou serviços.
a partir disso, é preciso rever todo o seu planejamento, refazer uma pesquisa de público-alvo com os clientes atuais e de mercado para definir corretamente o seu target.
essa métrica também permite que você analise os seus conteúdos com relação ao assunto, linguagem e formato.
se você envia um e-book para uma lista de contatos correta e percebe uma baixa taxa de conversão, pode ser que esse material não seja interessante para a sua persona.
a partir disso, é preciso rever os interesses, desejos e problemas do seu público-alvo e produzir conteúdos baseados nessas informações, caprichando no call-to-action.
já se você notou que a abertura de seus e-mails é baixa, pode ser que o assunto deles não seja atrativo, sendo necessário construir frases de impacto que despertarão a curiosidade de seus clientes para abrir aqueles e-mails.
outro ponto importante a ser observado a partir da taxa de conversão é o horário e período de envio.
é necessário identificar em qual momento do dia o seu público-alvo está mais propenso a abrir e-mails e também qual é o período ideal para dispará-los — sendo de 3 em 3 dias, semanalmente etc.
isso é muito importante para que você não perca esse lead, enviando muitos e-mails e enchendo a caixa de entrada sem ter nenhuma ação completada.
caso a sua taxa de conversão no e-mail marketing esteja alta, ótimo! isso é sinal de que sua estratégia está de acordo com os objetivos do negócio e de seus clientes. entretanto, é muito importante observar essa métrica de forma constante para acompanhar as mudanças de comportamento e interesses do público-alvo.
a taxa de conversão no e-mail marketing pode ser calculada pela divisão entre o número de pessoas que completaram uma ação pelo número de e-mails enviados.
se uma empresa disparou um total de 3000 e-mails e obteve 30 conversões, pode-se dizer que a taxa de conversão dessa campanha foi de 0,01, ou seja, 1%.
não podemos classificar esse resultado como uma taxa de conversão boa ou ruim. isso tudo dependerá das metas e objetivos da organização, nicho de mercado, investimento e lucratividade.
ou seja, depende do contexto e não se deve compará-la com outros tipos de negócios. preocupe-se com os seus resultados, buscando sempre melhorá-los.
algumas ferramentas podem otimizar a mensuração da taxa de conversão, como a do google analytics. ela permite identificar de onde vem o tráfego de seu site ou landing page, ou seja: por qual canal de comunicação as pessoas encontraram suas páginas.
assim, você saberá exatamente quantas pessoas completaram uma ação a partir de um e-mail marketing para efetuar o cálculo da taxa de conversão.
a ferramenta flowbiz também pode ser útil. além de automatizar o envio de e-mails, a ferramenta apresenta uma série de análises a respeito de suas campanhas.
essas análises dizem respeito à taxa de abertura, links clicados, engajamento e performance geral — e auxiliam a sua empresa a melhorar a segmentação e aumentar as vendas.
entretanto, você só terá uma boa taxa de conversão se investir em campanhas e canais de comunicação de qualidade. é muito importante que seu site, landing page e e-mail tenham um design agradável, carreguem rápido e sejam responsivos.
eles precisam se adaptar a qualquer tipo de plataforma, principalmente ao mobile, visto que inúmeros usuários atualmente acessam o e-mail e/ou efetuam compras por meio de smartphones e tablets.
e não se esqueça: sempre produza conteúdos segmentados, que atendam às necessidades de seus clientes. assim, você terá ótimos resultados a partir de estratégias digitais.
neste post você aprendeu a importância da taxa de conversão no e-mail marketing e como mensurá-la. quer saber como melhorar os seus resultados? confira em nosso blog 5 dicas para aumentar a taxa de conversão do e-mail marketing!