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você com certeza já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”, não é? pois os assuntos de e-mail marketing são o primeiro elemento que o leitor vê de um envio e podem ser determinantes para o sucesso de toda a campanha. é como se fosse um cartão de visitas: se não for atraente o suficiente, pode perder aquele público na hora.
para piorar, é muito fácil se confundir ao buscar orientações sobre as melhores práticas para criar assuntos de e-mail marketing atrativos. é melhor escrever pouco ou muito? usar caixa alta? um estilo de texto mais solto ou mais formal?
nós vamos ajudar nisso: confira a seguir 5 dicas para criar assuntos de e-mail marketing atrativos:
Conteúdo
quando analisamos assuntos de e-mail marketing, é comum ver diversas campanhas investindo em colocar o máximo de informação possível neles, com o intuito de convencer o leitor a abri-los.
evite cometer este erro: o tamanho do texto deve satisfazer às necessidades do tema daquele envio. aliás, você pode obter performance muito melhor apostando em um assunto bem curto, que desperte a curiosidade e chame a atenção. o ideal é que a linha de assunto tenha no máximo 70 caracteres, se conseguir ter até 60, melhor ainda.
uma publicidade escandalosa dificilmente consegue conquistar a audiência do seu público. e o pior: pode fazer com que seu envio seja interpretado como spam. desligue o caps lock e abra mão de encher seu assunto de exclamações ou muitas interrogações.
use a quantidade de pontuação apropriada, que o contexto pede. qualquer excesso pode ser mal visto e prejudicar a sua performance.
graças à tecnologia disponível hoje, você não precisa enviar o mesmo assunto para todos os seus destinatários. através dos tokens disponíveis nas ferramentas de e-mail marketing, você pode incluir, por exemplo, o nome da pessoa neste espaço.
quem receber vai dar uma atenção especial para aquele e-mail, já que se refere a ele próprio, de um jeito bem próximo. também é possível personalizar o texto baseando-se em outros critérios, como localização, mas evite excessos.
o conteúdo dos assuntos de e-mail marketing precisa corresponder exatamente ao que está naquela campanha. do contrário, o seu público vai se sentir enganado e prontamente irá se descadastrar daquela lista. crie e mantenha uma relação de honestidade com o seu destinatário ao ser objetivo na sua redação.
toda campanha de marketing precisa de um apurado estudo de audiência antes de ser iniciada. e é daí que vem o diagnóstico que irá definir a linguagem ideal a ser empregada em suas comunicações. os assuntos de e-mail marketing precisam se adequar a isso com naturalidade. do contrário, o público não vai sentir identificação com aquele conteúdo e sua performance irá sofrer com isso.
siga essas dicas para garantir melhores resultados com os seus assuntos de e-mail marketing. lembre-se que a taxa de abertura, um dos indicadores mais importantes deste tipo de campanha, é totalmente dependente de uma redação estratégica e realizada com identificação pelo público-alvo.
de que outras formas você costuma trabalhar com assuntos de e-mail marketing? conte para a gente nos comentários!