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Retargeting eficaz: como reconquistar seus visitantes
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Retargeting eficaz: como reconquistar seus visitantes

  • timer 11/06/2024
  • 4 min de leitura

o retargeting é um termo bastante conhecido no marketing digital. de maneira geral, essa é uma estratégia muito utilizada para aumentar as conversões de vendas, com os cookies, por exemplo, você consegue identificar os usuários que entraram no seu site ou fizeram alguma interação com a sua marca. usando dessas informações, você pode criar anúncios personalizados e incentivar a finalização da compra dos produtos visitados.

essa estratégia costuma trazer bons resultados de vendas, por isso, fizemos este conteúdo com as informações mais importantes sobre o assunto. se deseja saber mais, confira o artigo abaixo!

O que é retargeting?

sabe quando você entra em um e-commerce, visualiza um produto e sai sem finalizar a compra? o retargeting vai ser utilizado por esta loja para te atrair novamente e te incentivar a finalizar a transação. resumidamente, essas campanhas são estratégias usadas para chamar os visitantes de novo a um site, visando o aumento das conversões de vendas e fazem parte do marketing digital.

através dos dados coletados, você consegue identificar os usuários do seu site ou que realizaram alguma interação com sua marca, e traçar estratégias de retargeting com anúncios para incentivar a conversão. ou seja, você vai atrás de leads que já demonstraram interesse no seu produto ou serviço.

Principais diferenças entre retargeting e remarketing

conhecendo o que é retargeting é muito comum confundirmos este termo com o remarketing. a principal diferença entre os dois é o conteúdo divulgado e a segmentação dos clientes. ambos tentam alcançar as pessoas que já tiveram contato com a sua marca, porém se diferenciam nos objetivos.

o retargeting procura converter vendas de forma direta, por isso, os anúncios costumam demonstrar produtos ou categorias de um e-commerce. já o remarketing tem o objetivo de aumentar o reconhecimento da sua marca e reforçar a sua imagem. além de fidelizar os consumidores que já realizaram compras no seu site e incentivar a recompra.

confira também: como aumentar o ticket médio com cross-sell e upsell

4 Tipos de retargeting para usar

conheça os quatro tipos de retargeting mais utilizados pelas empresas que desejam aumentar suas vendas, aproveite para incluir nas suas estratégias de marketing digital:

1. Retargeting de site

este tipo de retargeting funciona rastreando os leads que visitaram o seu site e não finalizaram a compra. após identificar os usuários, você faz campanhas direcionadas para lembrá-lo do produto que ele já visualizou enquanto ele navega em outros canais ou faz consultas nos motores de busca, como o google.

2. Retargeting de mídias sociais

aqui, você consegue identificar os usuários que realizaram alguma interação com a sua marca nas redes sociais, como curtidas, comentários, visitas e mais. as campanhas direcionadas a esse cliente vão aparecer nas redes sociais que ele navegar, como instagram ou facebook.

3. Retargeting de e-mail

as ferramentas de e-mail marketing são aliadas poderosas para alcançar seus visitantes. com essas ferramentas, você consegue personalizar o conteúdo com poucos cliques e direcionar as campanhas, sejam de categoria ou produto específico. utilize a integração do e-mail marketing com o seu site para automatização desse processo.

aqui, na flowbiz, sugerimos que automatize esta etapa e o primeiro e-mail a ser enviado é o de boas-vindas. esse fluxo é muito importante para gerar sua primeira conexão e sua melhor chance de se engajar com seus assinantes. outra mensagem que você pode enviar é o de fluxo de aniversário, visando gerar um relacionamento e surpreender seu cliente de forma positiva. seja amigável e festivo e ofereça uma oferta especial, pois este momento é propenso a conversões.

4. Retargeting de pesquisa ou busca

esse tipo alcança os usuários que realizaram pesquisas nos motores de busca, mas não finalizaram a compra. com os dados necessários, você consegue criar anúncios com preços e informações importantes para mudar a decisão de compra desses leads.

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Vantagens de utilizar o retargeting

o retargeting é uma estratégia eficiente e oferece algumas vantagens para as empresas que a utilizam, como:

  • aumento das conversões de vendas: os anúncios realizados de forma estratégica e personalizada aumentam as conversões;
  • personalização dos anúncios: você pode personalizar os anúncios para que se comunicar de forma efetiva com seu público-alvo;
  • redução de carrinhos abandonados: o retargeting é uma forma assertiva de reduzir e recuperar carrinhos abandonados;
  • ótimo custo-benefício: comparando com outras formas de propaganda, o retargeting é um ótimo custo-benefício, pois você interage com clientes que já demonstraram interesse pelo seu produto, aumentando as chances de conversão.

Dicas para criar um retargeting assertivo

como vimos, o retargeting é uma importante estratégia que deve ser utilizada pela sua empresa para aumentar as conversões de vendas. confira algumas dicas para criar boas campanhas e acompanhar os resultados.

Crie landing pages específicas para campanhas de retargeting

as landing pages (lp) são páginas direcionadas para vários tipos de conversões, sejam de vendas, formulários, newsletter e mais. se quer aumentar suas vendas, faça landing pages com gatilhos mentais e que ofereçam vantagens para transformar o seu lead em cliente. ao clicar nos seus anúncios, direcione o usuário para sua lp.

Use vídeos e imagens

utilize vídeos e imagens nos seus anúncios para chamar a atenção do usuário. lembre-se que esse cliente já está do fundo de funil, então aproveite para criar conteúdos demonstrando os produtos, vantagens, formas de uso e mais. esses anúncios podem ser segmentados para os usuários que se interessaram por determinados produtos ou categorias.

Faça testes a/b

todas as estratégias do marketing digital precisam de métricas para serem avaliadas, por isso, os testes a/b são tão importantes. essa estratégia consiste em criar duas versões do mesmo anúncio com pequenas diferenças entre elas. ambas são utilizadas e depois são analisadas para saber qual foi mais eficiente.

para otimizar ainda mais suas estratégias de marketing e aumentar suas métricas, continue no nosso blog e aproveite para aprender o que são as notificações push. até lá!

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Especialista em tecnologia e inovação para e-commerce, é sócio e CTO da Flowbiz (antiga Mailbiz). Com mais de 20 anos de experiência, já atuou no desenvolvimento de plataformas digitais, BI e arquitetura de soluções em empresas como Tlantic, Neogrid, DCG e Linx. Liderou projetos que impactaram diretamente operações de grandes marcas como Walmart, Drogaria São Paulo, C&A, Vivara, Etna, Samsung, Carrefour, Walgreens e Unilever. Ao longo da carreira, participou da criação de plataformas, gestão de produtos e times de inovação, consolidando-se como referência em transformação digital e CRM para o varejo.

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