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Passo a passo do cronograma de e-mails para Black Friday
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Passo a passo do cronograma de e-mails para Black Friday

  • timer 13/10/2022
  • 4 min de leitura

organização é tudo. e elaborar um cronograma de e-mails para black friday é a chave para colher bons frutos na sexta-feira mais esperada do ano. 

leia mais: 
>> aproveite as principais datas do e-commerce para vender mais 
>> como usar e-mail marketing para alavancar as vendas em datas comemorativas 

abaixo, apresentamos a você um cronograma de e-mails para black friday que já foi testado por centenas de lojas virtuais e que resultou em números altíssimos de conversões de vendas. confira: 

Entre 60 e 45 dias antes

essa é a hora de começar a falar sobre black friday para seu público. você deve informar sobre a sua participação, mas sem dar maiores detalhes sobre descontos ou produtos. para isso: 

  • comece a incluir as cores da black friday (preto, branco e vermelho) no layout das suas campanhas, mas sempre com o cuidado de não descaracterizar a identidade visual da sua marca. 
  • use um contador regressivo para mostrar que está contando os minutos para maior liquidação do mundo. 
  • aproveite para ativar um pop-up no seu site para captar e-mails de interessados na temática da data. 

dica bônus: começando a divulgação com 60 dias de antecedência, lembre-se que é preciso reavaliar as suas campanhas durante todo o período da black friday. 

30 Dias antes 

com a proximidade de novembro, é importante começar a ser mais específico sobre como será a sua black friday.

  • aproveite não só o e-mail, mas também as suas redes sociais, blog e outros canais para divulgar banners de promoções e o acesso à sua landing page para a captação de contatos. 
  • reforce a sua participação na black friday em todas as suas campanhas de e-mail marketing, detalhando a faixa de descontos com a qual você vai trabalhar. lembrando que esse conteúdo deve sempre linkar para a sua landing page da black friday. 

15 Dias antes 

  • duas semanas antes, envie campanhas informando quais marcas ou categorias entrarão nas promoções, usando os descontos máximos oferecidos como um gatilho para atrair o cliente (o famoso “até 70% off”).

7 Dias antes 

  • reenvie as suas campanhas com uma prévia dos descontos. o ideal é reforçar a sensação de antecipação na linha de assunto, usando expressões como “faltam 7 dias para black friday”. 

2 Dias antes 

  • é recomendável reforçar as campanhas de aquecimento mais perto da black friday. adicione ao seu e-mail banners mostrando as faixas de desconto e a hora em que serão disponibilizadas as ofertas. 

Chegou o grande dia 

quando chega a tão esperada sexta-feira, não é hora de descansar, mas sim de reforçar a sua estratégia de e-mails. de modo geral, o ideal é fazer pelo menos três disparos: 

Primeira campanha 

assim que a sua loja começar a vender com os preços promocionais (caso você não tenha feito black month ou black week), faça um envio divulgando o início da black friday. é indicado fazer o disparo à meia-noite da sexta-feira para mostrar que você já está preparado, esperando os consumidores. 

Segunda campanha 

no começo da manhã da sexta-feira (entre 7h e 9h), mande o seu segundo e-mail. a ideia é atingir aquelas pessoas que veem seus e-mails na chegada ao trabalho, por exemplo. por isso, em alguns casos, o material pode ser o mesmo usado na campanha um.

Terceira campanha 

perto do final da tarde, envie o seu terceiro e-mail. utilize a sensação de urgência como gancho para atrair a atenção da sua base de contatos na black friday já na linha de assunto. expressões como “[últimas horas] não perca as nossas ofertas!” costumam funcionar muito bem. 

Como estruturar o seu e-mail 

o primeiro passo para construir uma peça de e-mail que converte é conhecer os campos essenciais de uma peça. cada um deles tem um propósito e exige cuidados especiais no momento de sua definição. entre os principais campos, podemos citar: 

  • linha de assunto: é como se fosse um cartão de visitas, se não for atraente e personalizado o suficiente, pode perder o público na hora. 
  • pré-cabeçalho: é um espaço fundamental para conquistar a atenção do destinatário. o pré-cabeçalho pode ser usado para explicar mais o conteúdo ou expandir a linha de assunto, criando um storytelling. o humor também pode ser uma estratégia útil para usar neste campo. 
  • cabeçalho: essa é a parte da peça em que você deve destacar o seu logo, reforçando a lembrança da sua marca. no cabeçalho, também é importante destacar a possibilidade de adicionar o remetente à lista de contatos para evitar que suas mensagens sejam classificadas como spam. 
  • corpo: essa é a hora de fazer o seu conteúdo brilhar. o corpo do e-mail é composto pelas imagens, descrições dos produtos e botões de cta. juntos, eles trabalham para convencer o seu cliente a clicar e conferir as suas ofertas. por isso, o design da peça é fundamental para fisgar a atenção. 
  • rodapé: essa área é de extrema importância para demonstrar autoridade e aumentar a segurança do consumidor. insira informações como formas de pagamento, horário de atendimento, políticas da marca e redes sociais. 

>> quer saber mais? confira o e-book: como criar peças de e-mail que convertem 

neste artigo, uma dica de cronograma de e-mails para black friday que você pode seguir para encantar a sua base de contatos. estamos preparados para ajudá-lo a desenvolver a melhor estratégia de comunicação para alavancar as suas vendas nessa e em outras datas. entre em contato com o nosso time de especialistas!

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A Flowbiz é especializada em CRM, e-mail marketing e recuperação de carrinho abandonado por WhatsApp e e-mail. Focada em dados e criatividade, toma decisões estratégicas para impulsionar vendas e ROI. Desde 2012, ajudou mais de 4 mil empresas a criar conexões autênticas e gerar resultados consistentes. Além de tecnologia, compartilha conhecimento para capacitar gestores e empreendedores. Seu compromisso é oferecer soluções eficazes, priorizando segurança e transparência.

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