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Como usar e-mail marketing para alavancar as vendas em datas comemorativas
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Como usar e-mail marketing para alavancar as vendas em datas comemorativas

  • timer 22/04/2020
  • 5 min de leitura

o calendário, para a maioria das pessoas, é basicamente dividido em semanas e meses. mas para o olhar de um lojista, o ano é separado por ciclos de vendas. isso porque o planejamento prévio para aproveitar os fluxos de consumo nas datas sazonais acontece com bastante antecedência. nesse artigo, vamos ajudá-lo a arquitetar sua estratégia de e-mail marketing com foco nesses eventos, a começar pelo dia das mães.

o dia das mães está entre as principais datas para o comércio, junto com a black friday e o natal. de acordo com dados da fx retail analytics, empresa de monitoramento de fluxo para o varejo, o número de consumidores no e-commerce, entre abril e maio de 2019, foi 2,2% maior. roupas, calçados, acessórios, perfumes, cosméticos e chocolates seguem sendo os itens mais procurados para agradar as mães.

neste ano, com as turbulências ocasionadas pelo novo coronavírus, o cenário do varejo mudou significativamente. devido ao isolamento social recomendado, além da praticidade, muitos consumidores estão aderindo ao e-commerce para garantir os presentes. esse é o um momento oportuno para chegar em quem ainda não tem por hábito comprar online e, também, para fidelizar aqueles consumidores que já conhecem o seu negócio. 

para se ter uma ideia, de 25 de fevereiro a 20 de março, registrou-se um aumento de 30,5% em pedidos feitos e de 28% em faturamento, de acordo com a associação brasileira de comércio eletrônico (abcomm). entre todos os setores do varejo, estima-se que quase meio milhão de novos consumidores passaram a realizar suas compras via e-commerce, revela estudo da ebit|nielsen.

>> Leia também: como fazer e-mail marketing em tempos de crise

o dia das mães e os demais marcos sazonais são momentos-chave para vender mais. por isso, preparamos um passo a passo para planejar suas ações de e-mail marketing e explorar ao máximo as potencialidades de cada um dos ciclos do varejo. confira: 

Antes de tudo

uma loja de arranjos de flores certamente tem calendário de vendas diferente de um varejista de equipamentos esportivos, não é? por isso, o primeiro passo é analisar qual é o perfil do seu público e quais são os tipos de produtos mais vendidos pela sua empresa. 

usando esse exemplo, pense em quais ocasiões podem ser aproveitadas, além das datas tradicionais. o e-commerce de produtos esportivos pode explorar a chegada do verão, época em que há alta de inscrições nas academias, para alavancar as vendas de squeezes e garrafas, ou o dia da saúde para promover benefícios ao cliente em conjunto com academias e clínicas. já o lojista de flores pode se preparar para promoções de início de primavera, dia da mulher, dia da secretária, dia do professor, dia dos avós, entre outros.

o calendário está repleto de datas sazonais, mas é preciso dar importância para aquelas que tenham uma maior relação com o seu segmento. na mente do cliente, quando uma loja está sempre em promoção, não gera um senso de “preciso comprar agora, pois essa oferta pode acabar em breve”.

é claro que, ao escolher as datas mais significativas para sua loja, nada impede a realização de outras ações em ocasiões que tenham menos relação com o seu segmento. somente se trata de um critério para não atrapalhar a performance das principais datas e poder planejar com antecedência, sem deixar algo para última hora.  

tendo isso definido, podemos partir para o planejamento das ações de e-mail marketing: 

Entre 60 a 45 dias

entre dois meses e um mês e meio antes da data sazonal, verifique a disponibilidade em estoque dos produtos que devem ser mais desejados pelos consumidores. isso é determinante para definir o que será anunciado. também entre no clima da data, personalize o visual da sua loja e, combinando a isso, defina a identidade visual das campanhas que serão lançadas. 

não deixe de analisar os dados que você já tem em mãos e segmente sua lista para que a comunicação seja mais efetiva. logo em seguida, comunique os clientes que a sua loja terá ações promocionais para a data, mesmo sem dar muitos detalhes nesse primeiro momento.

Quatro semanas antes

se a data a ser celebrada é a mais significativa do mês, como é o dia das mães para muitos lojistas, engaje os seus clientes no “mês das mães” ou da festividade a ser promovida. 

ao mesmo tempo, é interessante criar uma página especial com os produtos que estarão em oferta para a data e já reforçar a comunicação com os clientes, enviando campanhas personalizadas, chamando para uma landing page. lembre-se que a comunicação é um dos fatores mais importantes para o aumento das vendas, então capriche na montagem dos e-mails marketing.

Duas semanas antes

essa é a hora de relembrar seus clientes de que a data está próxima. faça um envio especial, reforçando que as opções de entrega garantem que a encomenda chegará a tempo. também é o momento de anunciar novos produtos ou marcas que estão em promoção e destacar as melhores ofertas.

uma semana antes

se a data sazonal não tem fôlego suficiente para ser promovida durante todo o mês, celebre durante uma semana inteira. nesse momento, vale a pena segmentar os contatos por localização e enviar e-mails a partir disso, informando quais localidades ainda têm prazo para que o produto chegue na casa do cliente antes da data festiva. 

No dia

o brasileiro tem a fama de deixar as compras para a última hora, não é? explore isso, oferecendo a possibilidade de entrega express, caso disponibilize esse serviço.

aproveite o dia para enviar um e-mail marketing especial, menos focado em produtos e mais na representatividade daquela data. nesse contato, trabalhe uma comunicação mais humanizada, que reflita os principais sentimentos e emoções associadas àquela ocasião. esse tipo de contato ajuda a aproximar a sua marca do cliente.

>> Já pensou em enviar uma mensagem envolvente, usando vídeo no e-mail marketing? explicamos os benefícios no artigo: como usar vídeo no e-mail marketing de sua empresa.

Depois da data

aqui é o momento da segmentação brilhar. use-a para selecionar os contatos que não fizeram compras e envie só para eles um alerta de produtos que ainda estão com descontos. 

ao mesmo tempo, trabalhe o relacionamento com quem fez pedidos durante sua campanha. esteja em constante contato com o consumidor no pós-venda, com pesquisas de satisfação e campanhas de fidelização. vale uma estratégia ainda mais especial quando se tratam de clientes vips

também, aproveite esse momento para captar e analisar informações valiosas sobre seus clientes, que você poderá usar em futuras ações personalizadas, de acordo com o perfil e preferência do seu público. relatórios são essenciais para entender o que funcionou e o que pode ser melhorado nas próximas campanhas sazonais. 

E-mail marketing com planejamento

apesar de datas como o dia das mães levarem naturalmente muitos consumidores ao e-commerce, é preciso estar preparado para poder colher bons resultados. essas ocasiões são grandes oportunidades para atrair novos clientes. 

uma estratégia bem elaborada para o dia das mães, além de atrair os filhos e maridos para o seu negócio, acabará conquistando também outras clientes: as próprias mães. e assim funciona também no dia dos pais, dos namorados, entre outras datas. oferta de produtos de qualidade, bom atendimento, entrega no prazo e excelente experiência de compra são imprescindíveis. e o e-mail marketing está aí para ajudá-lo em todas essas etapas.

planejando com antecedência, você pode organizar a ordem dos envios, bem como o estilo das mensagens conforme a data for chegando mais perto. isso é fundamental até mesmo para não exagerar na quantidade de e-mails enviados. para isso, conte com ferramentas de automação que permitem uma gestão completa das campanhas, segmentação dos públicos, envios automáticos e recomendações inteligentes.

Quer aprender mais sobre estratégias de e-mail marketing? continue acompanhando o nosso blog e entre em contato com nosso time de especialistas. 


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A Flowbiz é especializada em CRM, e-mail marketing e recuperação de carrinho abandonado por WhatsApp e e-mail. Focada em dados e criatividade, toma decisões estratégicas para impulsionar vendas e ROI. Desde 2012, ajudou mais de 4 mil empresas a criar conexões autênticas e gerar resultados consistentes. Além de tecnologia, compartilha conhecimento para capacitar gestores e empreendedores. Seu compromisso é oferecer soluções eficazes, priorizando segurança e transparência.

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