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para aproveitar todo o poder que o email pode oferecer, é preciso compreender as suas funcionalidades e aplicá-las de maneira correta. um dos recursos que mais traz retorno financeiro às empresas, devido à proximidade e interação que estabelece com os clientes, são os envios automáticos no email marketing.
estes emails são disparos programados que ajudam a transmitir uma comunicação mais direta, e que demandam pouco tempo de empenho. basta a empresa criar a peça de e-mail e configurar sua ativação baseada em alguma atividade. a partir daí, a ferramenta trabalha de maneira automatizada e realiza os disparos instantaneamente.
os envios automáticos no email marketing podem ser disparados de acordo com a ocorrência de determinados eventos, como por exemplo cliques em links, aberturas de campanhas ou baseado em datas. é justamente sobre esta última opção que vamos falar hoje: envios automáticos no email marketing baseados em data. existem dois tipos de envios poderosos, que costumam trazer um resultado excelente ao considerar datas. são estes: emails de feliz aniversário e emails de boas vindas.
vamos falar um pouco sobre cada um deles:
Conteúdo
consiste em enviar, automaticamente, uma peça de e-mail no dia do aniversário de cada pessoa de sua lista. quem não gosta de ser lembrado no dia do aniversário? todo mundo gosta! e é por isso que este tipo de envio automático funciona muito bem.
para habilitar este tipo de automação, você precisa ter a data de nascimento dos seus clientes armazenada em sua lista. assim, o sistema enviará todos os anos, exatamente no dia do aniversário do cliente, um e-mail parabenizando-o pelo aniversário.
para presenteá-lo, a melhor alternativa é oferecer cupons com descontos especiais, brindes ou produtos exclusivos. estes envios costumam converter muito bem, pois reforçam a ideia de uma relação mais íntima entre a empresa e o público.
são aqueles emails que recebemos (ou deveríamos receber) sempre que nos cadastramos para receber ofertas/notícias de alguma empresa. ele tem que chegar poucos minutos após o cadastro efetuado no site, para não perder sua eficácia.
para utilizar esta automação, o recomendado é que a sua plataforma de e-commerce esteja integrada com a ferramenta de email marketing. assim, os novos contatos serão atualizados automaticamente nas suas listas e o email de boas vindas pode chegar na hora do cadastro.
caso você não possua integração entre a plataforma de e-commerce e a ferramenta de email marketing, você terá que atualizar manualmente sua lista. para que não demore muito tempo entre o cadastro e o recebimento do email, considere atualizar diariamente a lista com os novos cadastrados.
Lembre-se: a atualização manual pode acabar ofuscando o poder deste email de boas vindas. como a principal função destes envios é ser imediato, não faz sentido a pessoa receber o benefício do cupom de desconto para a primeira compra vários dias após o cadastramento!
Resumindo: o objetivo dos envios automáticos no email marketing é aproveitar o recurso da automação para surpreender os clientes com conteúdo dinâmico, personalizado e objetivo.
embora seja um recurso simples, muitas empresas ainda não utilizam as possibilidades de envios automáticos que as ferramentas dispõem. o que precisa estar claro é que se comunicar com o público em momentos oportunos, como no dia do aniversário, e ainda demonstrar comprometimento com a sua ação, interagindo com rapidez ao momento em que se cadastra, é, certamente, um grande diferencial para a sua empresa.
afinal, quem não gosta de se sentir único, especial e lembrado, em meio à outras milhares de pessoas? pense nisso!
quer aprender mais sobre integrações e automações? leia este artigo “o poder das integrações e automações no email marketing”.
ou então este aqui sobre “como causar uma primeira boa impressão no email marketing”.