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Como reengajar um cliente através do e-mail marketing?
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Como reengajar um cliente através do e-mail marketing?

  • timer 17/10/2018
  • 3 min de leitura

você já deve saber que vender para um cliente é 5 a 10 vezes mais barato que conquistar um novo cliente, certo?

sendo assim, manter um cliente engajado ou recuperar o relacionamento com um antigo é de extrema importância.

bom, imagine que em algum momento seu lead tenha inserido o e-mail em seu e-commerce ou finalizado uma compra, deixando seu e-mail. como a compra é o maior sinal de engajamento de um consumidor com uma marca, você precisa se comunicar novamente com quem compra de você! parece óbvio, mas muitas empresas simplesmente “esquecem” o cliente depois da compra.

 

o ideal é você ter um bom planejamento de envios de campanhas de e-mail marketing, com dias e horários fixos, para reforçar a presença da sua marca na cabeça do seu consumidor. contudo, mesmo com esse cronograma rodando, uma parte da sua audiência simplesmente vai parar de interagir com você, o que é muito ruim.

e aí vem a pergunta: o que fazer com essas pessoas?

bem, se o contato da sua lista ficou inativo, foi por algum motivo e devemos ter uma estratégia específica de re-engajamento para eles.

 

para isso, precisamos usar os melhores gatilhos de venda e uma comunicação clara para tentar recuperar e aquecer novamente a maior parte possível dos contatos inativos.

ok, e como fazer isso?

bom, vamos te deixar 3 estratégias simples de aplicar para gerar re-engajamento:

1 – ofereça vantagens exclusivas para reengajar com e-mail marketing

uma das formas de tentar trazer o cliente para a base de ativos é dando condições e vantagens exclusivas a ele.

e claro, precisa ser exclusivo mesmo! não adianta falar que é exclusivo, e dar o desconto para a base toda.

faça essa oferta com tempo limitado, para que force uma ação do assinante.

exemplo: “olá cláudio, sentimos tanto a sua falta que lhe oferecemos um desconto de 40% na compra de qualquer produto nas próximas 24 horas.”

seja objetivo e sincero, e caso ele não queira mais receber os e-mails, poderá optar pelo opt-out.

se o cliente não tem interesse no assunto, é melhor que saia da lista mesmo ou, ainda, se não interagir, depois de algum tempo você mesmo considerará esse contato como um inativo definitivo.

a ideia é que, com essa segmentação, estes inativos deixem de receber suas campanhas regulares e passem a receber apenas as campanhas de reengajamento! isso vai melhorar sua taxa de abertura, o que por consequência melhorará sua reputação perante os provedores, aumentando as chances de entregar suas próximas campanhas na caixa de entrada.

2 – segmente sua lista de e-mail

tente juntar o máximo de informações sobre esse contato inativo, e segmente o máximo que conseguir para que o e-mail seja o mais assertivo e pessoal possível. faça a campanha com base no comportamento do consumo dele.

há um estudo da empresa econsultancy que afirma:

apenas 20% dos profissionais de marketing disparam e-mails com base no consumo dos consumidores“.

portanto, se você começar a dar valor a esses dados, poderá sair na frente de muitos concorrentes.

vamos a um exemplo:

faria sentido enviar uma promoção para seu contato inativo, informando uma promoção de botas, sendo que o interesse é em tênis esportivo?

não! ele nem abriria ou talvez até se irritaria com o tema do e-mail enviado.


3 – acredite na reconexão com seus contatos inativos e defina um critério para considerar o contato re-engajado

é sempre bom lembrar que em algum momento houve um interesse da pessoa para que ela deixasse o e-mail com você. sendo assim, se você perdeu o contato, é fundamental  ter uma estratégia de re-engajamento.

tente deixar o e-mail de re-engajamento o mais pessoal possível, pois pode ser a última chance que você tem de reativa-lo.

trate ele de maneira especial, mostrando o quanto você se importa e o quanto você quer ter ele de volta.

além disso, lembre-se de ter uma segmentação também para contatos ativos na sua lista. assim, quando o contato inativo voltar a interagir com aberturas e cliques, automaticamente sua ferramenta de e-mail o considerará novamente ativo!

 

conclusão

há pelo menos 25 anos o e-mail é usado para manter a comunicação entre lojas e clientes.

e isso não é por acaso! porém, a maior parte dos e-commerces ainda atua de modo amador com e-mail marketing. as dicas de re-engajamento que demos nesse post são simples de aplicar, mas a maioria não faz. que tal colocar em prática agora mesmo?

lembre-se: em tempos de cpc nas alturas, reativar um contato inativo pode valer muito dinheiro para o seu negócio!

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A Flowbiz é especializada em CRM, e-mail marketing e recuperação de carrinho abandonado por WhatsApp e e-mail. Focada em dados e criatividade, toma decisões estratégicas para impulsionar vendas e ROI. Desde 2012, ajudou mais de 4 mil empresas a criar conexões autênticas e gerar resultados consistentes. Além de tecnologia, compartilha conhecimento para capacitar gestores e empreendedores. Seu compromisso é oferecer soluções eficazes, priorizando segurança e transparência.

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