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você já deve saber que vender para um cliente é 5 a 10 vezes mais barato que conquistar um novo cliente, certo?
sendo assim, manter um cliente engajado ou recuperar o relacionamento com um antigo é de extrema importância.
bom, imagine que em algum momento seu lead tenha inserido o e-mail em seu e-commerce ou finalizado uma compra, deixando seu e-mail. como a compra é o maior sinal de engajamento de um consumidor com uma marca, você precisa se comunicar novamente com quem compra de você! parece óbvio, mas muitas empresas simplesmente “esquecem” o cliente depois da compra.
o ideal é você ter um bom planejamento de envios de campanhas de e-mail marketing, com dias e horários fixos, para reforçar a presença da sua marca na cabeça do seu consumidor. contudo, mesmo com esse cronograma rodando, uma parte da sua audiência simplesmente vai parar de interagir com você, o que é muito ruim.
e aí vem a pergunta: o que fazer com essas pessoas?
bem, se o contato da sua lista ficou inativo, foi por algum motivo e devemos ter uma estratégia específica de re-engajamento para eles.
para isso, precisamos usar os melhores gatilhos de venda e uma comunicação clara para tentar recuperar e aquecer novamente a maior parte possível dos contatos inativos.
ok, e como fazer isso?
bom, vamos te deixar 3 estratégias simples de aplicar para gerar re-engajamento:
Conteúdo
uma das formas de tentar trazer o cliente para a base de ativos é dando condições e vantagens exclusivas a ele.
e claro, precisa ser exclusivo mesmo! não adianta falar que é exclusivo, e dar o desconto para a base toda.
faça essa oferta com tempo limitado, para que force uma ação do assinante.
exemplo: “olá cláudio, sentimos tanto a sua falta que lhe oferecemos um desconto de 40% na compra de qualquer produto nas próximas 24 horas.”
seja objetivo e sincero, e caso ele não queira mais receber os e-mails, poderá optar pelo opt-out.
se o cliente não tem interesse no assunto, é melhor que saia da lista mesmo ou, ainda, se não interagir, depois de algum tempo você mesmo considerará esse contato como um inativo definitivo.
a ideia é que, com essa segmentação, estes inativos deixem de receber suas campanhas regulares e passem a receber apenas as campanhas de reengajamento! isso vai melhorar sua taxa de abertura, o que por consequência melhorará sua reputação perante os provedores, aumentando as chances de entregar suas próximas campanhas na caixa de entrada.
tente juntar o máximo de informações sobre esse contato inativo, e segmente o máximo que conseguir para que o e-mail seja o mais assertivo e pessoal possível. faça a campanha com base no comportamento do consumo dele.
há um estudo da empresa econsultancy que afirma:
“apenas 20% dos profissionais de marketing disparam e-mails com base no consumo dos consumidores“.
portanto, se você começar a dar valor a esses dados, poderá sair na frente de muitos concorrentes.
vamos a um exemplo:
faria sentido enviar uma promoção para seu contato inativo, informando uma promoção de botas, sendo que o interesse é em tênis esportivo?
não! ele nem abriria ou talvez até se irritaria com o tema do e-mail enviado.
é sempre bom lembrar que em algum momento houve um interesse da pessoa para que ela deixasse o e-mail com você. sendo assim, se você perdeu o contato, é fundamental ter uma estratégia de re-engajamento.
tente deixar o e-mail de re-engajamento o mais pessoal possível, pois pode ser a última chance que você tem de reativa-lo.
trate ele de maneira especial, mostrando o quanto você se importa e o quanto você quer ter ele de volta.
além disso, lembre-se de ter uma segmentação também para contatos ativos na sua lista. assim, quando o contato inativo voltar a interagir com aberturas e cliques, automaticamente sua ferramenta de e-mail o considerará novamente ativo!
há pelo menos 25 anos o e-mail é usado para manter a comunicação entre lojas e clientes.
e isso não é por acaso! porém, a maior parte dos e-commerces ainda atua de modo amador com e-mail marketing. as dicas de re-engajamento que demos nesse post são simples de aplicar, mas a maioria não faz. que tal colocar em prática agora mesmo?
lembre-se: em tempos de cpc nas alturas, reativar um contato inativo pode valer muito dinheiro para o seu negócio!