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Como funciona a reputação no email marketing
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Como funciona a reputação no email marketing

  • timer 24/02/2016
  • 2 min de leitura

um dos conceitos mais “nebulosos” no email marketing é o de reputação. certamente você já ouviu falar nele, mas cá entre nós, você possivelmente se pergunta: como funciona a reputação no email marketing?

bem, explicar reputação na verdade não é difícil. vamos usar uma analogia com o que ocorre na escola, para tornar tudo mais fácil.

imagine que a reputação é como se fosse sua nota média geral na escola. cada provedor de e-mail (hotmail, gmail, yahoo!, etc) é como se fosse uma escola diferente, pois cada um tem suas próprias regras: métricas analisadas, reputação mínima exigida, peso das métricas, etc. na escola, fazendo a média entre as notas obtidas em português, matemática e as demais disciplinas, chegamos em nossa média geral. nos provedores de e-mail, cada métrica analisada por eles é como se fosse uma disciplina. assim como na escola somos avaliados em português, matemática, história e outras disciplinas, nos provedores de e-mail somos avaliados por: aberturas, reclamações, volume, constância, e-mails inválidos (hard bounces), marcações de “não-spam” etc.

na escola, quem atinge a nota média mínima necessária, passa de ano. nos provedores de e-mail, quem atinge a reputação mínima necessária, consegue entregar o e-mail na caixa de entrada.

na escola, quem fica abaixo da média precisa estudar mais, passar por recuperação e novas provas. nos provedores de e-mail, um remetente que tenha ficado abaixo do mínimo requerido, terá suas mensagens entregues na pasta “spam”. precisará, portanto, se auto-avaliar para descobrir quais métricas apresentaram resultados abaixo do ideal e quais foram os motivos que causaram o baixo desempenho. a partir deste ponto, é necessário aplicar mudanças na operação e na estratégia do email marketing, afim de obter novas “notas” dos provedores de e-mail em cada métrica e, com isso, aumentar as chances de entregar novamente os e-mails na caixa de entrada.

perceba que, no fim das contas, adquirir uma reputação positiva depende muito mais de você do que dos outros. é preciso entender que os provedores possuem regras cada vez mais rígidas para considerar um e-mail relevante para o usuário final. por isso, nesta longa caminhada, conte com parceiros qualificados. estes parceiros qualificados terão o mesmo papel que os professores tiveram para nós na escola. assim como um aluno bem ensinado terá muito mais condições de passar por média, uma empresa treinada e bem assessorada por sua ferramenta de email marketing terá muito mais chances de entregar os e-mails na caixa de entrada.

puxando um pouco a brasa para o nosso assado, a gente aqui na flowbiz busca muito ser um ótimo professor! está em nosso dna ensinar e ajudar as empresas a terem uma reputação positiva. e você, já conhece o nosso trabalho?

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veja também esse post: 5 hábitos de uma operação eficiente de email marketing

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A Flowbiz é especializada em CRM, e-mail marketing e recuperação de carrinho abandonado por WhatsApp e e-mail. Focada em dados e criatividade, toma decisões estratégicas para impulsionar vendas e ROI. Desde 2012, ajudou mais de 4 mil empresas a criar conexões autênticas e gerar resultados consistentes. Além de tecnologia, compartilha conhecimento para capacitar gestores e empreendedores. Seu compromisso é oferecer soluções eficazes, priorizando segurança e transparência.

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