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quem trabalha com marketing digital sabe que o e-mail continua sendo uma poderosa ferramenta de comunicação entre as pessoas. no mundo dos negócios não é diferente e esse tradicional recurso pode gerar excelentes resultados em uma campanha de e-mail marketing. no entanto, saber como programar uma campanha de e-mail marketing eficiente é algo que exige atenção e o conhecimento de algumas técnicas.
você precisa pensar primeiro nos objetivos gerais da sua comunicação via e-mail marketing. isso vai desde a forma como a lista de e-mail é construída e segmentada até a forma como as métricas são analisadas.
se você quer entender melhor esse processo e aprender, de uma vez por todas, a melhor forma de programar uma campanha de e-mail marketing eficiente, continue lendo esse artigo.
Conteúdo
existem vários erros que você pode evitar para conseguir programar uma campanha de e-mail marketing de forma eficiente e, certamente, o maior deles é a compra de lista de e-mails.
jamais, em hipótese alguma, considere isso uma possibilidade para sua campanha, pois além de ser antiético, é extremamente ineficiente comercialmente. entenda porque:
não arrisque começar um relacionamento com pessoas de forma tão prejudicial. deixe essa estratégia para amadores. você merece algo muito melhor!
se quiser realmente fazer a construção de sua base de contatos da maneira correta, você pode desenvolver as seguintes ações e estratégias:
vivemos em tempos onde o visual tem forte predominância sobre as demais linguagens. basta pensar na ascensão de plataformas de vídeo como o youtube ou mesmo a pulverização do design gráfico nas mais diversas áreas de comunicação.
a internet é o ambiente no qual esse apelo visual é facilmente sentido e assimilado por seus usuários. por isso, por mais que você escreva um texto impecável no corpo do e-mail e escolha uma boa imagem, essas partes deverão estar integradas por um bom layout. pense que o leitor sempre terá sua atenção disputada por outras informações, inclusive as de seus concorrentes.
mas não basta pensar em imagens bonitas. cuide para sua peça ter uma estrutura e uma codificação (html) correta:
agora que você já tomou as precauções mais importantes e básicas para programar sua campanha de e-mail marketing de maneira eficiente, chegou a hora de planejar o primeiro contato com seu leitor ou cliente.
conforme dissemos anteriormente, o que não falta na internet são concorrentes para disputarem a atenção e a confiança do consumidor. por isso, procure causar a melhor impressão possível não só no primeiro contato mas em todos os outros também.
algumas regras de boa conduta podem te ajudar enormemente. confira:
depois de construir sua lista e iniciar um relacionamento com ela, procure segmentar os seus contatos a fim de trazer uma experiência personalizada e mais bem relevante a eles.
uma das grandes revoluções trazidas pela internet foi justamente a forma que as pessoas consomem conteúdo atualmente. por estarem mais bem informadas, com mais acesso a diferentes fontes de informação e com um número maior de opções, estão cada vez mais exigentes.
por esse motivo, se você enviar sempre um e-mail genérico para sua base de contatos, sem considerar o perfil dos usuários, ficará difícil obter engajamento forte em suas campanhas.
uma das formas de segmentar seu público é dividi-lo por características pessoais gerais como sexo, idade, cidade ou mesmo grupos de interesse, caso você conheça seus hábitos de consumo.
outra questão importante para uma campanha de e-mail marketing de sucesso é descobrir e definir qual a melhor frequência de disparos dos seus e-mails.
você pode fazer isso experimentando diferentes horários e também programando esses disparos de acordo com os grupos da sua base de contatos. o importante é que você não desperdice a chance de gerar uma comunicação efetiva ao contatar seus leitores e possíveis clientes.
lembre-se mais uma vez que a internet empoderou seus usuários e eles não pensarão duas vezes ao dispensarem uma mensagem que não seja realmente interessante para eles.
existem diversos esps (ferramenta de disparo) disponíveis no mercado. para escolher a melhor delas, você precisa antes de tudo definir quais são as suas prioridades e o que você necessita em termos de recursos e de suporte. sabendo isso, analise cada opção em relação a estas necessidades.
nem todas têm os mesmos recursos, nem os mesmos custos. por isso, considere os seguintes pontos:
como bom profissional, você deve saber que qualquer tipo de campanha de marketing, não apenas as de e-mail, precisam de análises constantes para acompanhar os resultados e fazer as devidas alterações para obter melhores resultados.
para conseguir fazer isso, você precisará de uma análise bem-feita dos dados e, a partir daí, tirar as conclusões necessárias para aprimorar sua estratégia.
existem infinitas métricas para campanhas de e-mail marketing e por isso mesmo é importante você elencar alguns levantamentos como mais importantes que outros.
geralmente, esses são os dados mais levados em conta dentro de uma análise:
a partir disso você pode analisar o nível de engajamento dos seus leitores com o conteúdo que você produz e o que oferece a eles. pode também identificar os pontos fortes e fracos da sua campanha e efetivar as devidas melhoras nas próximas.
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