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Como conquistar novos assinantes de newsletter
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Como conquistar novos assinantes de newsletter

  • timer 04/05/2017
  • 4 min de leitura

qual empresa não quer conquistar novos assinantes de newsletter? por meio desse canal de comunicação e de uma estratégia bem delineada de marketing digital, os resultados alcançados com os clientes e com os potenciais consumidores de um determinado produto poderão vir a ser muito satisfatórios.

mas o que é preciso ser feito para engajar aqueles que visitam um site ou um blog a cadastrarem um e-mail? a resposta para essa pergunta você encontrará no conteúdo abaixo. leia e comece já a aplicar as nossas dicas em seus e-mails marketing e potencialize os seus negócios!

Dê destaque à newsletter

para que um número cada vez maior de leitores assine a sua newsletter, é fundamental que a opção para cadastro esteja visível. para isso, crie um botão chamativo e deixe-o tanto na home do site quanto na página do blog.

se o seu negócio é um e-commerce, evite o famoso erro de deixar o formulário de assinantes lá embaixo no rodapé! muitas pessoas não rolam o site até o final, portanto nem enxergarão o seu formulário. o ideal é posicionar o formulário de newsletter próximo do banner principal da home, logo acima ou logo abaixo dele. procure também ativar o formulário de captura em suas páginas de detalhe de produto e nas páginas de categorias, em um lugar bastante visível (não no rodapé).

faça testes para verificar qual a cor que mais chama a atenção, mude o texto e também faça testes com banners para inscrição em diversas partes do site para identificar em qual das opções o resultado será melhor.

Faça um cta no texto

ao final de cada postagem do blog, crie um cta (call-to-action) convidando o leitor a assinar a newsletter.

desenvolva um texto que mostre a ele que outros temas parecidos e relevantes serão abordados nas demais postagens e que, ao deixar o endereço de e-mail, o material de interesse será direcionado para a caixa de entrada.

Peça dados simples

para conseguir novos assinantes na newsletter, não complique o preenchimento dos dados. peça informações simples, como as de endereço de e-mail e nome do assinante.

quanto aos dados mais completos, como os relacionados à profissão, empresa, telefone, idade, dentre outros, deixe para alguma landing page capturar ou então pergunte depois, por e-mail.

e, caso a sua newsletter tenha informações sobre vários assuntos diferentes, vale também perguntar ao inscrito sobre quais assuntos ele tem mais interesse. assim, as mensagens poderão ser direcionadas, tornando o canal ainda mais funcional.

Inove na chamada para assinatura da newsletter

em vez de deixar a chamada “assine a nossa newsletter”, faça uma diferente, para instigar o leitor a deixar seus dados.

crie uma mensagem que demonstre exclusividade e relevância, e que seja direta. por exemplo, se o seu blog trata sobre assuntos referentes a vendas, deixe o botão de newsletter com a mensagem “eu quero aprender a vender mais e melhor” ou “receba ideias inovadoras na sua caixa de entrada e aumente as suas vendas”.

Crie um pop-up de saída no seu blog

algumas ferramentas de automação de marketing conseguem detectar quando um leitor está saindo de um blog. e é esse mesmo recurso que promove um pop-up de saída, convidando o navegante a se tornar um assinante da newsletter.

como o usuário já terminou a leitura da informação que ele buscava e está prestes a fechar a aba de seu site, essa mensagem chamará a atenção do leitor, sem soar como uma intromissão.

Tenha cuidado com as distrações

se a sua estratégia atual é a de conseguir novos assinantes para a newsletter, qualquer outro material que possa tirar a atenção do leitor deve ser eliminado.

quando existem muitos distrativos e muitas opções de ações, o leitor de uma determinada página pode ficar confuso e não fazer exatamente aquela atividade que você tanto deseja.

sendo assim, não inunde o leitor de banners, ctas, imagens e mensagens: foque na captura do e-mail do usuário.

Use plug-ins para conseguir novos assinantes na newsletter

quando um leitor se dispõe a deixar um comentário em seu blog, ele demonstra bastante engajamento. e não há momento melhor para pedir a ele que assine uma newsletter do que esse.

para isso, existem plug-ins no wordpress que permitem a inserção de uma caixa de assinatura nos espaços para comentários do blog. por meio do aweber web form widget, é possível que o comentarista se torne um lead durante a escrita de sua mensagem.

outro plug-in bastante interessante é o yoast comment hacks, que identifica comentaristas que estão deixando alguma mensagem pela primeira vez e, após o comentário, direciona-os para uma nova página, que pode ser usada para encorajá-los a assinar uma newsletter.

Aproveite a hora da compra nas lojas físicas

o pedido de assinatura de uma newsletter não precisa ser feito somente na web. caso você tenha uma loja física, instrua os vendedores a solicitarem o e-mail do cliente durante o fechamento da compra e peça autorização a ele para que mensagens sejam enviadas.

para incentivar que eles aceitem a proposta, ofereça descontos, ofertas exclusivas, dicas, dentre outras mensagens de interesse.

não se esqueça de marcar esses contatos como vindos da loja para mensurar, posteriormente, o nível de captação de e-mails nas lojas físicas.

Promova a newsletter nas redes sociais

facebook, twitter, instagram…. independentemente das redes sociais que são usadas em seu empreendimento, aproveite todas elas para estimular os visitantes a assinarem a newsletter.

em uma fanpage, por exemplo, é possível criar um botão de “cadastre-se”, onde será pedido o endereço de e-mail. outra ação que também pode ser feita no facebook é a de fixação de uma postagem no topo da página, fazendo o mesmo convite aos leitores.

já no instagram, é possível deixar uma imagem com o link para cadastro na descrição e na biografia do perfil, por exemplo.

é importante ressaltar que nenhum conteúdo deve ser enviado para a caixa de e-mail de um cliente ou potencial consumidor sem que eles tenham autorizado o envio. qualquer ação que seja feita sem que tal cuidado tenha sido tomado aumenta as chances de descadastro e de a imagem de seu negócio ser vista de forma negativa.

agora que você aprendeu sobre como engajar e atrair novos assinantes na newsletter, não poderíamos deixar de convidá-lo a assinar a nossa, é claro! deixe o seu e-mail e receba outras dicas relevantes como essa na sua caixa de entrada.

quer expandir sua base de assinantes de forma rápida e eficaz? assista ao nosso vídeo e descubra estratégias práticas para captar mais e-mails e potencializar suas campanhas de e-mail marketing!

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A Flowbiz é especializada em CRM, e-mail marketing e recuperação de carrinho abandonado por WhatsApp e e-mail. Focada em dados e criatividade, toma decisões estratégicas para impulsionar vendas e ROI. Desde 2012, ajudou mais de 4 mil empresas a criar conexões autênticas e gerar resultados consistentes. Além de tecnologia, compartilha conhecimento para capacitar gestores e empreendedores. Seu compromisso é oferecer soluções eficazes, priorizando segurança e transparência.

0 Comentários

  1. Ícaro Fellini

    Ótimo Conteúdo!

  2. Fabiana Barbosa Nunes

    Gostei

  3. Lucinda Prado

    Obrigada pela dicas e já estamos colocando em prática.

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