Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?
Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.
📊 Já viu o novo Dashboard de CRM?Vem conferir!
a automação de uma campanha de e-mail marketing pode melhorar os resultados da sua empresa. é um processo que facilita todo o gerenciamento de envio, segmentação de contatos e produção de conteúdo personalizado.
com essa otimização, ocorre o aumento da produtividade dos envolvidos da equipe de marketing, que poderão se concentrar em outros aspectos da campanha, como: a interação com o público-alvo e tratamento vip aos clientes fidelizados, por exemplo.
as estratégias de marketing digital, portanto, poderão ser mais bem planejadas e ajustadas conforme o sucesso ou fracasso de cada e-mail ou campanha lançada, por meio do teste a/b. inclusive, dessa forma, a equipe poderá observar mais atentamente as métricas que dizem respeito ao e-mail marketing, como as taxas de conversão e de rejeição.
há muitos benefícios de automatizar sua campanha de e-mail marketing. além de reduzir os custos e aumentar a produtividade da equipe, há outras vantagens. confira a seguir:
– aumento do roi
o retorno sobre investimento é um dos indicadores aos quais a equipe de marketing deve prestar atenção. com a automação de campanhas, principalmente no caso de e-mail marketing, você conseguirá mensurar a quantidade de leads ativos, isto é, quais estão efetivamente usando o e-mail para acessar o seu site e realizar uma compra online, por exemplo. para cada campanha ou e-mail enviado, você saberá se houve a reação esperada.
a equipe de marketing poderá focar em leads que realmente estão qualificados, investindo em conteúdo e inbound marketing para atrai-los, conforme a etapa da jornada do cliente. a partir do momento em que há segmentação e automação, existirá aumento no roi.
– insights mediante análise de métricas
quando você sabe quais são as ações que mais fizeram sucesso, acaba tendo mais insights em relação ao comportamento do público-alvo. isso serve para saber o que agrada e frustra seu cliente, bem como qual campanha não trouxe resultados positivos. esse processo é muito relevante na hora do planejamento.
com uma mensuração dos resultados mais frequente, você pode segmentar melhor os e-mails conforme o ponto no qual cada cliente se encontra no funil de vendas. isso vai deixar as mensagens ainda mais personalizadas e eficientes.
– resultados mais rápidos
o melhor de tudo isso é que os resultados poderão chegar muito mais rápido, evitando que os leads sejam perdidos. essa é, talvez, uma das grandes vantagens de automação de e-mail marketing, porque otimiza o tempo de resposta — um ponto essencial, quando se deseja fidelizar um cliente.
o e-mail marketing como estratégia de inbound permite maior interação com o público, apresentando dados sobre suas necessidades e expectativas. por meio de métricas sobre abertura de e-mails, por exemplo, é possível melhorar o direcionamento das campanhas.
entretanto, é muito importante lembrar que o e-mail marketing é uma ferramenta cujo uso deve ser autorizado pelo usuário e potencial cliente. por isso, nunca compre listas prontas e sempre dê a opção de opt-out (cancelamento da inscrição) a qualquer momento.
a automação do e-mail marketing só tem a acrescentar ao seu e-commerce. ainda tem dúvidas ou alguma experiência no assunto? assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas e novidades!