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Para onde está indo o seu e-commerce?

  • timer 19/09/2016
  • 3 min de leitura

de todos os problemas que vejo em lojas virtuais, um dos que mais me assusta é a escuridão que paira sobre os números da operação, ou seja, sobre as métricas.

frequentemente percebo lojistas tomando decisões equivocadas, simplesmente porque não conseguem compreender a situação real do negócio e, muito menos, projetar o futuro.

na verdade, este é o grande problema de não medir e não compreender as métricas: não há base confiável para tomar decisões importantes.

pense comigo: como você saberá se os números relacionados às vendas e conversão estão bons se você não definiu o que é bom e o que é ruim? como saber se a operação é sustentável se você não souber exatamente os seus custos? é simplesmente impossível.

como a maioria das empresas não mede corretamente os seus resultados, nem define metas, acabam tomando a maior parte das decisões importantes sem nenhuma base confiável. e estas decisões frequentemente são:


– troca da plataforma de e-commerce
– troca do layout do e-commerce
– troca da ferramenta de email marketing
– troca da agência de marketing digital
– troca de pessoas da equipe

observe que todas estas trocas envolvem custo. primeiro por causa do tempo que é necessário para realizá-las e, depois, por causa do tempo que deve ser destinado a comunicar os objetivos aos novos parceiros e o tempo de treinamento no caso de novas pessoas na equipe.

então, antes de sair tomando decisões importantes, minha pergunta é: você sabe para onde está indo o seu e-commerce? para chegar na resposta, tente responder a estas perguntas abaixo:

desempenho realizado (últimos 12 meses):
– qual foi o total de vendas do site e por canal?
– quais são os top 20 produtos mais vendidos do site?
– qual foi a taxa de conversão geral e por canal?
– qual foi o roi geral e por canal?
– qual foi o ticket médio?
– qual foi o volume de sessões geral e por canal?
– qual foi o investimento em marketing digital geral e por canal?
– quantos e-mails foram captados por mês?
metas:
– quais são suas metas de vendas globais e por canal para os próximos 3 anos, divididas por mês?
– qual é sua meta de taxa de conversão por canal e geral para os próximos 3 anos?
– qual é sua meta de ticket médio para os próximos 3 anos?
– qual é sua meta de roi geral e para cada canal?
– qual é sua meta mensal de sessões no site e por canal?
– qual é a meta de captação de e-mails por mês?

se você não mede estes números, se não tem estas respostas, você precisa começar imediatamente!
possivelmente o seu planejamento não foi bem executado e você está sob sério risco de tomar decisões equivocadas. mas sempre é tempo de recomeçar e eu quero ajudá-lo nesta tarefa.

minha sugestão é começar medindo os últimos 12 meses. registre em uma planilha os números dos últimos 12 meses, geral e por canal, afim de chegar no resultado destas métricas essenciais:

vendas (r$)
investimento em marketing (r$)
sessões
total de pedidos
ticket médio (r$)
taxa de conversão
roi (r$)

sabendo o resultado das métricas acima, ficará muito mais fácil você definir as metas para o futuro. nos meses onde as vendas, sessões, conversão ou roi ficaram muito abaixo da média, investigue a fundo quais foram as ações de marketing, para identificar os erros. do mesmo modo, nos meses onde estas métricas tiveram desempenho acima da média, investigue a fundo para descobrir o que deu certo e assim aplicar estas estratégias novamente nos próximos meses.

compreendendo melhor o que funcionou e o que não funcionou, o passo seguinte será o estabelecimento de metas mensais para estas métricas, considerando um horizonte de pelo menos 12 meses para a frente.

fazendo isso, você estará acendendo os faróis e enxergando o que vem pela frente. poderá então, finalmente, tomar decisões corretas com base em números confiáveis.

aqui na flowbiz, é assim que trabalhamos junto a cada um de nossos clientes. é necessário, antes de qualquer coisa, entender muito bem como está o cenário atual, como as métricas têm se comportado e quais são os objetivos para os próximos meses e anos.

depende de você (e talvez de uma ajuda de alguém especializado nisso) para começar a medir o desempenho e planejar o futuro do seu e-commerce. que tal começar agora?

se o seu e-commerce está enfrentando estas dificuldades e precisa de ajuda, fale agora mesmo com um de nossos consultores. vamos fazer o possível para ajudar!

leia também este artigo: 7 métricas essenciais para medir retorno financeiro do email marketing

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A Flowbiz é especializada em CRM, e-mail marketing e recuperação de carrinho abandonado por WhatsApp e e-mail. Focada em dados e criatividade, toma decisões estratégicas para impulsionar vendas e ROI. Desde 2012, ajudou mais de 4 mil empresas a criar conexões autênticas e gerar resultados consistentes. Além de tecnologia, compartilha conhecimento para capacitar gestores e empreendedores. Seu compromisso é oferecer soluções eficazes, priorizando segurança e transparência.

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