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está precisando dar uma turbinada nas vendas do seu e-commerce? vamos te contar o que é gamificação e como ela pode ajudar o seu negócio! esse termo, que vem do inglês “game” (jogo), é uma estratégia que aplica a mesma lógica dos jogos em situações variadas, buscando o engajamento e a fidelização do público.
quer entender um pouco melhor sobre o assunto? então, vamos lá!
Conteúdo
as estratégias de gamificação podem ser aplicadas literalmente na forma de um jogo ou apenas em algumas ações que levam o cliente a interagir com o conteúdo. para que sejam aplicadas com sucesso, é necessário que haja uma meta clara a ser alcançada pelo participante, assim como as recompensas e regras a serem seguidas.
alguns dos tipos mais comuns de recompensas que podem ser oferecidas aos clientes são:
sistema já bem conhecido pelos programas de fidelidade, os pontos podem ser adquiridos ao realizar alguma compra, fazer a resenha de um produto ou indicar um amigo. neste caso, os pontos acumulados podem oferecer descontos e brindes para o cliente.
nesse sistema, os clientes recebem selos ou medalhas de acordo com o seu progresso nas atividades sugeridas. quanto mais alto for o nível conquistado, mais benefícios o cliente recebe.
outra forma de incentivar a interação é criando uma competição entre os clientes. os usuários são rankeados de acordo com seu desempenho e os mais bem colocados recebem a premiação.
o jogo proposto precisa fazer sentido. este é o primeiro passo. não basta criar uma mecânica por criar, as ações propostas precisam conversar com a marca, com seus valores e com o estilo do negócio. quando você sabe exatamente a realidade do seu e-commerce, fica muito mais fácil realizar essas ações.
analise o seu público, veja quais os benefícios sua empresa pode oferecer sem comprometer a saúde do negócio. é muito importante que a ação seja bem planejada para que não haja falha na entrega das premiações prometidas, já que essa quebra de promessa pode levar a um grande prejuízo na imagem — e até no bolso — da sua empresa.
no game universo vivo, da empresa de telefonia, o jogador pode completar os níveis respondendo perguntas e receber estrelas por suas conquistas. as estrelas podem ser trocadas por recargas de celular e pacotes de internet. em algumas etapas do jogo, o cliente encontra ainda baús com prêmios instantâneos.
um case não tão literal é o da empresa de armazenamento de dados online, dropbox. aqui, a mecânica não é muito parecida com um game tradicional: o cliente ganha espaço extra para armazenar dados cada vez que indica um amigo para se cadastrar no serviço.
os dois cases estimulam a indicação e a interação entre os clientes, o que aumenta a visibilidade da empresa e a possibilidade de fidelização. tão importante quanto implantar estratégias de gamificação no seu negócio é a divulgação dessas ações. aqui, o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para alcançar seus objetivos.
agora que você já sabe o que é gamificação e algumas possibilidades de uso no seu e-commerce, é só colocar a mão na massa! quer mais informações úteis para turbinar o seu negócio? assine a nossa newsletter e receba conteúdo de qualidade no seu e-mail.
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