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os esforços de marketing são constantes para agregar valor às empresas. por meio de mídias sociais, ações específicas e e-mail marketing, é possível atrair o público-alvo e engajá-lo. o que se busca, na maioria das vezes, é a conversão e o aumento do retorno sobre investimento (roi).
nesse cenário, algo que pode ser complementar é a utilização de e-mail referral campaign, criando campanhas que convertem!
Conteúdo
conhece o marketing boca a boca? como já dito, há muitas formas de divulgar o seu negócio, produto ou serviço. porém, o que se vê muito é o quanto as pessoas estão em busca de informações sobre determinada marca, isto é, são influenciadas por comentários de outros clientes satisfeitos ou não.
o e-mail referral campaign nada mais é do que uma campanha de marketing via e-mail que busca induzir o usuário/cliente a indicar o produto, marca para outra pessoa — como se fosse um boca a boca virtual.
dessa forma, o cliente pode referenciar a empresa para amigos e familiares, seja compartilhando a última compra, recebendo desconto se indicar para um amigo ou até ganhando brindes ao fornecer um novo contato.
há muitos benefícios em investir em e-mail referral campaign e um deles é a segmentação. conforme você pesquisa o histórico e o comportamento dos clientes, consegue segmentar cada vez mais o assunto do e-mail, personalizando e dando mais credibilidade para a relação entre cliente e empresa.
além disso, o e-mail é um tipo de ferramenta que pode ser automatizada, trazendo maior agilidade ao dia a dia do empreendimento.
para conseguir fazer e-mail referral campaign siga as nossas dicas abaixo!
antes de começar a enviar e-mails, pedindo uma referência para cada cliente na sua lista, é fundamental partir para os clientes que estão realmente interessados no seu serviço.
a melhor maneira de descobrir quem são os seus clientes fiéis é por meio do net promoter score (nps). para descobrir o nps de sua empresa, envie aos seus clientes uma pesquisa com o seguinte questionamento: “qual é a probabilidade de você recomendar a nossa empresa para um amigo ou colega?”. as respostas são baseadas em uma escala de 0 a 10, em que 0 faz referência à menor propensão de indicar e 10 a maior.
as devolutivas podem ser categorizadas da seguinte forma:
você também pode observar o comportamento do cliente para entender a afinidade de alguém para a sua empresa. por exemplo, clientes fiéis, que estão há anos com você seriam referências boas. a interação positiva nas mídias sociais pode ser um sinal de fidelidade também.
nesses casos, compensa você utilizar a ferramenta crm, para organizar o banco de dados dos clientes, de modo a descobrir e rastrear o histórico, elogios e até quem foi indicado por meio de cada lead.
você também não pode se esquecer de personalizar as campanhas de e-mail marketing. afinal, nem todos os clientes vão agir da mesma forma. logo, utilize calls-to-actions diferentes e faça com que o e-mail seja simples e claro.
reveja o perfil de cada cliente fidelizado e personalize a linguagem, a divulgação dos produtos e dos serviços. mande brindes, peça para compartilharem para ganhar um desconto e promova o engajamento.
com uma boa estratégia de e-mail referral campaign, a conversão é mais eficaz. gostou desse conteúdo? então, aproveite e acompanhe mais postagens nossas no nosso facebook e no nosso twitter!