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E-commerces internacionais: o que aprender com esses gigantes
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E-commerces internacionais: o que aprender com esses gigantes

  • timer 17/07/2023
  • 7 min de leitura

no mercado digital de hoje, novos modelos de negócios estão surgindo constantemente, moldando sem precedentes a economia global e os nichos de mercado. e os e-commerces internacionais encabeçam essa lista. 

leia mais: 
>> abandono de carrinho: 8 dicas para evitar no seu e-commerce 
>> 5 dicas para reduzir custos do e-commerce com e-mail marketing 

pensando nos aprendizados que o seu negócio pode tirar dos gigantes do comércio eletrônico – qualquer que seja o porte -, reunimos alguns exemplos de empresas que revolucionaram a dinâmica entre comprador e vendedor no mercado global. neste artigo, vamos nos aprofundar em alguns modelos de negócios para entender como eles conseguiram se estabelecer como um player no mundo do comércio eletrônico e como as suas estratégias inovadoras continuam a alimentar seu sucesso contínuo. confira! 

shein: inteligência artificial no varejo 

hoje, na era da internet, as empresas têm acesso a uma ampla oferta de um dos recursos mais preciosos do mundo do varejo: dados. muitos varejistas já usam algoritmos para observar tendências e comportamentos dos clientes. 

mas a shein deu um passo além, utilizando um sistema de inteligência artificial (ia) para monitorar as tendências globais da moda em tempo real, comparando-as com os números de estoque e o comportamento do usuário no aplicativo para criar um processo de abastecimento automático que acontece tão rápido que é quase intuitivo. 

ou seja, transformando “fast fashion” em “moda em tempo real”, a ia da shein gera ideias de produtos a partir dos comportamentos de pesquisas e publicações em mídias sociais do seu público-alvo. essas ideias passam diretamente para os designers internos da marca, que trabalham continuamente para produzir itens de vestuário com base nesses insights. 

os projetos acabados são repassados ​​aos fornecedores automaticamente por meio do seu sistema integrado de gestão empresarial (erp), prontos para serem fabricados e vendidos em quantidades limitadas. se os itens se tornarem populares, aí então o volume de pedidos para fabricação aumenta em tempo real. esse modelo reduz o tempo desde o conceito até a finalização do produto de uma média de três semanas para apenas três dias. 

esteira de produção conectada:

e para que toda a esteira de produção funcione conforme o esperado, a empresa exige que os seus fornecedores usem o software de gerenciamento da cadeia de suprimentos da própria shein. isso significa que todas as fábricas estão conectadas por meio de um sistema em nuvem, permitindo que a marca acompanhe o status de cada pedido. 

para se ter uma ideia, só no brasil, a shein já conta com 100 fábricas produzindo as suas peças. e, em 2023, a marca divulgou um projeto de investimento de us$ 148 milhões por aqui, o que inclui parceria com 2 mil empresas têxteis brasileiras para ter até 85% das peças vendidas produzidas em território nacional nos próximos cinco anos. 

como adaptar ao seu e-commerce:

então, qual lição você pode tirar para o seu e-commerce? bem, talvez você ainda não tenha acesso a uma tecnologia de inteligência artificial super avançada, mas já é possível perceber as oportunidades que surgem de melhorar a experiência de compra do seu público, entendendo o que os clientes estão buscando em tempo real. 

é claro que não estamos falando de suprir demandas em três dias, mas existem ferramentas simples que são capazes de ajudar os varejistas a melhorarem a precisão das suas previsões de demanda e a otimizarem a oferta de produtos no seu site. como exemplo, podemos citar google analytics, semrush e a própria plataforma da flowbiz! 

shopee: olhar para as pessoas 

é comum que pequenos e médios e-commerces trabalhem com times reduzidos. mas independentemente se você tem uma, duas ou 50 pessoas na sua equipe, uma das lições que se pode tirar das grandes empresas, principalmente dos e-commerces internacionais, é que é preciso ter uma atenção especial à operação. afinal, o profissional que se sente bem no ambiente de trabalho é o mesmo profissional que vai saber atender o público com respeito e simpatia. 

e a shopee é uma referência como uma das gigantes do e-commerce que tem um olhar todo voltado para o cuidado e o desenvolvimento dos seus colaboradores. a empresa conta com um setor de learning & development (l&d), criado com o objetivo de ajudar os funcionários a atingirem todo o seu potencial e a alcançarem uma carreira repleta de crescimento. 

gestão de carreira dos colaboradores:

por exemplo, cada uma das subequipes de l&d desempenham o papel de identificar necessidades e cocriar iniciativas de aprendizado com as equipes, o que garante que os funcionários tenham novas habilidades à medida que avançam em suas carreiras. os líderes, desde gerentes iniciantes até a alta administração, também são treinados com as habilidades essenciais das suas funções. 

além disso, a equipe de l&d também supervisiona a jornada de integração dos novos contratados e organiza iniciativas como workshops de comunicação para ajudar os colegas de equipes internacionais a trabalharem juntos no dia a dia e se conhecerem melhor. assim, a cultura da shopee é altamente colaborativa, pois a troca de ideias é constante para criar iniciativas com foco nas capacidades dos funcionários. todos aprendem uns com os outros em equipes, projetos ou cursos e contribuem ativamente para um ambiente de aprendizado mútuo. 

sendo assim, podemos perceber que uma cultura de aprendizado proativa, na qual os funcionários assumem o controle de seu próprio crescimento pessoal e profissional e tomam medidas ativas para se desenvolverem, é o caminho mais indicado para alcançar o sucesso do negócio. é importante ter em mente que o aprendizado deve fazer parte da rotina diária de trabalho e que o lema “aprender, desaprender e reaprender” deve ser colocado em prática por todos. 

como adaptar ao seu e-commerce:

busque incentivar cada pessoa da sua equipe a adquirir uma nova habilidade técnica e a desenvolver soft skills para melhorar a sua produtividade, confiança e relacionamento com outras pessoas profissionalmente e pessoalmente. lembre-se, você também, de desaprender habilidades irrelevantes no trabalho e estar aberto ao que há de novo. 

além disso, reserve um tempo para reflexões constantes e significativas. é tentador se concentrar em estar ocupado e ser produtivo o tempo todo. no entanto, é importante refletir sobre a sua jornada, os seus sucessos diários, os seus desafios e o que você poderia fazer de diferente no futuro. 

amazon: inovando, testando e diversificando 

jeff bezos é conhecido por ter uma mente voltada para a inovação e o crescimento. ele foi um dos primeiros a se voltar para a internet em rápida expansão no final dos anos 1990 e ver seu enorme potencial. foi essa visão que criou o grande sucesso que vemos hoje. então, venha conferir alguns aprendizados de uma das maiores e mais importantes marcas entre os e-commerces internacionais para se inspirar e construir a sua própria estratégia de vendas

inovação 

você sabia que o conceito de “quem comprou esse produto também se interessou por…” foi realmente lançado em grande escala pela amazon? a oportunidade de venda cruzada aqui se tornou enorme. os consumidores passaram a descobrir novos produtos, comprando kits e combos de mercadorias e adicionando itens ao seu carrinho de compras que nunca teriam percebido que “precisavam”. 

esse conceito inteligente, impulsionado pela tecnologia, mudou tanto o jogo para a amazon quanto o lançamento do amazon prime – outra jogada de negócio que merece o seu devido reconhecimento. portanto, lembre-se: nunca pare de inovar. 

testando sempre 

a premissa de que aprendemos mais com o fracasso do que com o sucesso é a mais pura verdade. o próprio bezos já afirmou que “ganhou bilhões de dólares com fracassos na amazon”. isso porque nem todos os testes são positivos. 

o mais importante é garantir que você possa reverter rapidamente uma situação, se algo falhar. seja sensato ao testar com precisão para então só depois expandir. 

estratégia de longo prazo 

é essencial para qualquer negócio ter metas e uma direção de percurso, mesmo que essa direção vire para outro lado em algum momento. caso contrário, você está apenas sendo operacional. e a amazon sabe disso. 

apesar de se mover rapidamente e testar constantemente, a cultura da empresa é ser paciente e ter consciência de que pode levar anos para ser lucrativa. mas com uma visão, uma estratégia clara e o foco incansável pelo qual é famosa, a marca – que começou como uma pequena livraria online lá atrás, em 1994 – alcançou o sucesso, mesmo com os desafios do mercado. portanto, a principal lição que fica aqui é: seja estratégico e comprometa-se com seus planos. 

diversidade de serviços 

amazon prime, amazon fresh, amazon kindle e amazon web services são apenas alguns dos diversos serviços oferecidos por essa gigante do varejo. de compras do dia a dia, passando pelo streaming até produtos de tecnologia, a amazon está atuando em muitos nichos de mercado. então, tenha em mente que, se a sua diversificação não for totalmente aleatória e se for bem planejada, ela pode ser muito bem-vinda e ajudar o seu negócio a alcançar cada vez mais sucesso. 

aliexpress: tecnologia em evolução 

o aliexpress, a plataforma global de vendas online do alibaba group, tem como missão capacitar empresas, facilitando a realização de negócios em qualquer lugar do mundo. ao oferecer uma ampla opção de produtos a preços acessíveis, o aliexpress conecta vendedores e fornecedores diretamente a uma base de clientes internacional diversificada. 

a empresa busca fornecer uma experiência de compra segura, ao mesmo tempo em que foca em tecnologia e na inovação constante da sua plataforma, garantindo que vendedores e consumidores se beneficiem de uma evolução de melhoria contínua. sendo assim, o aliexpress revolucionou o mundo do comércio eletrônico com seu modelo de negócios inovador e adaptável. ao mesclar uma combinação de tecnologia, parcerias estratégicas e insights orientados por dados, a empresa vem preenchendo com sucesso a lacuna entre fabricantes e consumidores em escala global. 

como resultado, o aliexpress não apenas se tornou uma escolha popular para compradores que buscam variedade e acessibilidade, mas também capacitou pequenas e médias empresas a explorar os mercados internacionais. no entanto, existem desafios que precisam de atenção. 

afinal, não é simples sustentar uma plataforma sem fronteiras e manter a sua operação em 200 países, com 18 moedas e em 20 idiomas. a complexidade de ser global envolve inúmeras questões, entre elas legislação, logística, cultura, tarifas, segurança, tecnologia, usabilidade e pagamentos. e uma das verdades absolutas do negócio é a adaptação da sua proposta de valor, dependendo do mercado. 

adaptar-se a um novo cenário foi fundamental:

ao observar o comportamento do consumidor do brasil, por exemplo, a importância da regionalização fica ainda mais clara. portanto, foi preciso encontrar os parceiros certos para dar suporte na chegada a um novo território. foi assim que, em 2013, iniciou a parceria entre a aliexpress e o ebanx. 

até então, apenas brasileiros com um cartão de crédito internacional podiam comprar no e-commerce, o que correspondia a 19% da população e impactava o desempenho da marca por aqui. assim, oferecer a opção de boleto no brasil foi um divisor de águas na expansão para o país. também junto ao ebanx, o aliexpress passou a oferecer cartões de crédito de bandeiras internacionais e locais para os seus consumidores, expandindo os seus negócios a ponto de se tornar o e-commerce internacional líder no brasil. 

como adaptar ao seu e-commerce:

portanto, percebemos que a tecnologia é a grande aliada dos e-commerces para oferecer uma experiência de compra segura e agradável aos clientes. por isso, investir na sua evolução é uma premissa para quem busca alavancar as suas vendas. da mesma forma, contar com parceiros de negócio só aumenta as chances de fazer o seu e-commerce chegar cada vez mais longe.

 gostou de aprender algumas lições com esses e-commerces internacionais? o nosso objetivo é ajudar a conquistar o sucesso da sua loja online. por isso, além de conferir as dicas que sempre trazemos no nosso blog, você ainda pode contar com o suporte do nosso time de especialistas! entre em contato e saiba como podemos auxiliá-lo com as melhores estratégias de marketing.

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A Flowbiz é especializada em CRM, e-mail marketing e recuperação de carrinho abandonado por WhatsApp e e-mail. Focada em dados e criatividade, toma decisões estratégicas para impulsionar vendas e ROI. Desde 2012, ajudou mais de 4 mil empresas a criar conexões autênticas e gerar resultados consistentes. Além de tecnologia, compartilha conhecimento para capacitar gestores e empreendedores. Seu compromisso é oferecer soluções eficazes, priorizando segurança e transparência.

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