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uma das dúvidas mais comuns na cabeça de quem administra o marketing de uma loja virtual é como obter novos e-mails para a base. de fato, se nada for feito, o crescimento tende a ser lento e por vezes decepcionante. mas como tudo nesta vida, com uma boa dose de planejamento e esforço é possível sim aumentar a base opt-in para o envio de emails marketing. veja as dicas abaixo que preparamos para você:
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o pilar desta estratégia é definir um benefício que será concedido a quem cadastrar o e-mail. este benefício é o que moverá as pessoas a cadastrar e poderá ser também o seu call to action da campanha. se olharmos as lojas virtuais americanas, veremos que é comum esta prática, mas aqui no brasil por algum motivo ainda não.você pode oferecer um cupom de desconto ou um frete grátis para a primeira compra. outra iniciativa interessante é oferecer a participação no sorteio de algum produto a partir do cadastro do e-mail. também não esqueça de informar claramente que ele passará a receber conteúdo e promoções exclusivas no e-mail. é preciso passar a ideia de que ele será vip, todos nós gostamos de ser tratados assim.
bem, uma vez definido o benefício, invista na criação de um layout bonito para a campanha e exiba-a da forma adequada em seu site. isto quer dizer: coloque uma grande chamada no topo da página inicial ou crie um hotsite que abrirá antes da página inicial. de nada adianta oferecer o benefício mas ele ficar em uma posição escondida! se esta sua campanha não for permanente, não esqueça de manter o formulário de opt-in sempre visível próximo ao topo do site, de modo que apareça antes de ter que rolar a página. por algum motivo não compreensível, a maioria das empresas deixa o formulário de opt-in no rodapé do site! vamos mudar isso?
o seu formulário de cadastramento deve captar apenas as informações imprescindíveis. nome e e-mail em geral são suficientes, sendo que dependendo do tamanho disponível no seu site, pode ser solicitado apenas o e-mail. caso seja imprescindível para a sua estratégia obter mais algum dado, como o sexo ou a região por exemplo, utilize radio button ou listas drop-down, para que o usuário não tenha que digitar nada mais.
a dica aqui é: aproveite o momento! pense bem: você conseguiu obter um novo contato para aumentar a base opt-in, portanto, aproveite para enviar um e-mail de boas vindas humano e não automático. mostre os benefícios que ele terá a partir deste cadastro e o quanto você está interessado em oferecer vantagens. aproveite e informe novamente o benefício que ele ganhou pelo cadastro, de quebra já oferecendo alguns produtos em que ele possa utilizá-lo. mas também deixe-o a vontade para usar o benefício mais tarde se assim desejar. aproveite também para solicitar que o email de remetente usado nas suas campanhas seja adicionado à lista de contatos, para evitar que caia nos filtros antispam. isto irá aumentar sua taxa de abertura e clique no futuro! e para finalizar: este e-mail de boas vindas deve ser enviado logo após o cadastro. se você enviar muito tarde, perderá credibilidade, e isto não é bom.
eventualmente as empresas executam os 4 passos acima, mas possuem uma audiência muito pequena no site, o que impossibilita um bom volume de captação de e-mails. portanto, é indispensável investir tempo e dinheiro em algumas mídias para aumentar a audiência. use e abuse das redes sociais como facebook e twitter. investimentos em mecanismos de busca também podem ser interessantes para aumentar a audiência. enfim, onde estiver o seu público, invista e acompanhe os novos cadastros opt-in que você obtiver. com certeza, você conseguirá aumentar a base opt-in!
este texto foi escrito pensando em usuários avançados. se você esta começando, recomendamos ler o artigo como fazer email marketing. ele contém dicas fundamentais para você tirar maior proveito das suas campanhas por email.
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