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Como aumentar o ROI do e-mail marketing?
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Como aumentar o ROI do e-mail marketing?

  • timer 20/06/2016
  • 3 min de leitura

e-mails são ferramentas poderosas para atrair vendas. segundo uma pesquisa do econsultancy, cerca de 23% das vendas das empresas são geradas por meio desse tipo de ação. e esse valor poderia ser ainda maior se houvesse uma melhor otimização para como aumentar o roi do e-mail marketing.

o roi (return on investment) é uma métrica que apresenta o retorno sobre os investimentos feitos por uma empresa. ou seja, é possível calcular o roi sabendo quanto foi o investimento e quanto foi gerado em vendas com e-mail marketing em determinado período. veja como:

divida o total da receita obtida pelo valor do investimento. dessa forma, é possível saber o valor roi em reais. ou seja, após o cálculo saberemos quantos reais em vendas está sendo gerado a partir de cada r$ 1 investido.

gostaria de aumentar seu roi com e-mail marketing? então continue lendo nosso artigo!

Ofereça valor ao cliente sem pedir nada em troca

apesar de as pessoas aceitarem se registrar de bom grado em uma newsletter e participar da sua campanha de e-mail marketing, elas costumam ter um pouco de resistência para abrir os e-mails quando eles chegam.

normalmente, não ajuda as campanhas de contato via e-mail terminarem sempre pedindo por uma ação do cliente como “aqui, compre isso”!

para poder ter uma maior taxa de conversão e, consequentemente, um aumento no roi do e-mail marketing, é preciso driblar esses obstáculos. muitas vezes, um e-mail certeiro, com um ótimo assunto e boas imagens te ajudam nesta tarefa.

porém, na maioria das vezes, você precisará que o seu lead baixe a guarda para ser levado pelo resto do seu funil de vendas. e, para isso, ele precisa gostar da sua marca — o que só será alcançado se você oferecer valor para ele previamente.

esse valor, normalmente, vem em forma de algum conteúdo que é realmente útil e que fale de forma pessoal com ele.

Não seja apressado na hora de nutrir o lead

todas as empresas querem vender, isso não é segredo. portanto, quando surge uma ferramenta poderosa como o e-mail marketing, a tendência é querer usá-la logo para obter resultados rápidos.

porém, como em outros aspectos do marketing e das vendas, resultados rápidos dificilmente são consistentes ou mesmo positivos.

para poder obter uma taxa de aproveitamento de vendas maior, ou seja, garantir mais negócios fechados e aumentar a lucratividade da sua campanha é necessário conseguir converter mais leads.

e, para se converter leads, é preciso nutri-los com bom conteúdo e um bom relacionamento. por isso, na hora do planejamento, não “fique com preguiça” de elaborar planos de nutrição para seus leads via e-mail, já que é esse processo de nutrição que ajudará a aumentar o roi do e-mail marketing.

Saiba qual o momento certo de enviar seus e-mails

o conteúdo enviado é importante, mas  o momento em que os e-mails são enviados também são. você pode discordar disso, mas a base dessa afirmação é muito lógica: se o e-mail não for aberto, pouco importa seu conteúdo.

portanto, faça muitos testes para conseguir determinar os diferentes grupos de pessoas dentro dos seus e-mails e qual o melhor horário para enviá-los para essas pessoas.

sabendo disso, sua campanha poderá ter uma maior taxa de abertura de e-mails, sua mensagem será mais lida e sua conversão será maior, gerando um maior roi do e-mail marketing.

Aumente o ticket médio para aumentar o roi do e-mail marketing

uma boa estratégia para aumentar o roi do e-mail marketing é por meio do seu ticket médio, ou seja, o valor médio de cada pedido.

existem certas técnicas para aumentar o ticket médio de uma empresa que podem ser aplicadas no e-mail marketing. quer um exemplo? cupons de desconto!

cupons de desconto costumam incentivar novas vendas e, em muitas ocasiões, vendas com valores maiores. quando existem produtos encalhados no estoque, então, é o melhor momento para oferecer descontos, se livrar dos produtos e aumentar seu roi no processo.

gostou das nossas dicas para conseguir aumentar o roi do e-mail marketing? se o conteúdo foi interessante para você, não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber mais dicas desse tipo diretamente no seu e-mail!

leia também: 6 estratégias para criar conteúdo relevante para e-mail marketing

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A Flowbiz é especializada em CRM, e-mail marketing e recuperação de carrinho abandonado por WhatsApp e e-mail. Focada em dados e criatividade, toma decisões estratégicas para impulsionar vendas e ROI. Desde 2012, ajudou mais de 4 mil empresas a criar conexões autênticas e gerar resultados consistentes. Além de tecnologia, compartilha conhecimento para capacitar gestores e empreendedores. Seu compromisso é oferecer soluções eficazes, priorizando segurança e transparência.

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