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Por que o e-mail ajuda a aumentar as vendas do seu e-commerce
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Por que o e-mail ajuda a aumentar as vendas do seu e-commerce

  • timer 26/07/2021
  • 4 min de leitura

o e-mail marketing como forma de comunicação com os consumidores continua a prosperar como um canal essencial para alcançar os clientes em toda sua jornada de compra. por isso, ele é capaz de ajudar a aumentar as vendas. mesmo com novos canais de marketing crescendo em popularidade, as estratégias em torno do e-mail marketing seguem evoluindo, comprovando sua importância e eficácia.

Leia também: 
>> 5 dicas para usar o e-mail para construir relacionamento com o cliente
>> 5 habilidades de marketing para alavancar o e-commerce

como ilustra um relatório recente da cheetah digital e econsultancy, o e-mail é um forte motivador de vendas. a pesquisa, que abrangeu 6 países e quase 5 mil entrevistados, mostra que 73% dos norte-americanos, por exemplo, relataram ter comprado um produto ou serviço por e-mail. da mesma forma acontece com a maioria dos entrevistados do reino unido (74%), frança (74%), austrália (74%) e espanha (61%).

a pesquisa ainda mostra que e-mails opt-in emergiram como o segundo maior influenciador declarado das compras do consumidor, em uma lista de 20 influenciadores, atrás apenas do boca a boca. com o e-mail sendo uma força tão potente, é fundamental considerá-lo na sua estratégia para encontrar consumidores para seu e-commerce e aumentar as vendas.

pensando nisso, reunimos alguns pontos que mostram como o e-mail se torna cada vez mais essencial quando o assunto é captar consumidores, crescer sua base de contatos, construir relacionamento com o público e, logo, aumentar as vendas. confira: 

E-mail pode gerar um roi mais alto

embora o e-mail possa ser encarado como um canal antigo, a maneira como ele é usado evoluiu, e é preciso adaptar as estratégias para atender melhor aos padrões de comunicação atuais. quem ainda experimenta baixas taxas de abertura e cliques deve saber seguir as melhores práticas para conquistar consumidores para seu e-commerce e aumentar as vendas.

>> saiba como reter clientes e vender mais com e-mail marketing

quando o marketing por e-mail é executado corretamente, pode ter um roi mais alto do que outros canais. em um estudo da dma, foi registrado que, para cada us$ 1 gasto em e-mail marketing, você pode estimar cerca de us$ 42 em retorno. o e-mail marketing não só tem um roi lucrativo, mas também é uma das soluções de marketing mais econômicas.

E-mail traz vendas e cria relacionamentos de longo prazo

embora anúncios de facebook e google, por exemplo, sejam eficazes para trazer novos consumidores para seu e-commerce e aumentar as vendas, eles não podem ser usados ​​para convertê-los em clientes, acompanhá-los para garantir sua satisfação e oferecer promoções. sem esse tipo de acompanhamento, você tem apenas uma longa lista de contatos, não uma estratégia de marketing para gerar vendas e criar relacionamentos duradouros com os clientes.

em resumo, embora outros canais possam ser ótimos para atrair consumidores, o valor do e-mail vai muito além do estágio de aquisição: 59% dos profissionais de marketing dizem que o e-mail é melhor para retenção, e 52% dizem que é ideal para conversão em diferentes estágios da jornada de compra, ainda segundo o estudo da dma. 

E-mail ainda é o método de comunicação preferido para aumentar as vendas

é verdade que as pessoas recebem muitos e-mails, mas isso não significa que esses e-mails sejam indesejados. quando foi a última vez que você viu uma mensagem de spam em sua caixa de entrada? os filtros de e-mail se tornaram tão inteligentes que é altamente provável que os e-mails em sua caixa de entrada sejam e-mails que você assinou em algum momento.

quando alguém se inscreve para receber seus e-mails, está permitindo que você acesse sua caixa de entrada. eles estão sinalizando que estão interessados ​​em sua empresa e abertos a ouvir você. 

>> veja também: como seu e-commerce deve se adequar à lgpd 

muitos consumidores preferem ser contatados por marcas por e-mail. isso porque o e-mail também é muito menos invasivo do que muitas outras formas de comunicação. afinal, as pessoas optam por verificar seus e-mails de acordo com sua própria programação e podem escolher se querem ou não abrir o e-mail. 

E-mail pode ser segmentado e personalizado com a plataforma de automação certa

uma forma de marketing por e-mail que não deve ser usada é a velha abordagem em massa. hoje, isso é considerado spam e deve ser substituído pela oportunidade de personalizar e-mails para cada perfil em sua lista.

com o e-mail, você pode ter uma comunicação mais direcionada e pessoal do que com outros canais. com a plataforma de automação certa, você terá um tesouro de dados sobre todos os seus contatos, como: 

  • em quais produtos e serviços eles estão interessados; 
  • histórico de compras; 
  • quais das suas páginas eles visitaram; 
  • anúncios que eles clicaram; 
  • suas informações demográficas.

como exemplo de personalização dessa comunicação, alguns e-commerces enviam ofertas com base em cliques anteriores dos usuários e no histórico de compras e navegação.

os consumidores respondem positivamente a esses e-mails personalizados. para se ter uma ideia, campanhas de e-mail segmentadas são mais eficazes e consideradas mais confiáveis ​​por 77% dos consumidores.

como você pôde ver, o e-mail marketing segue sendo um canal de extrema relevância para você encontrar consumidores para seu e-commerce e aumentar as vendas. mesmo com a popularidade de outros canais, como as mídias sociais, e de soluções como anúncios pagos, para construir um relacionamento sólido com seu público, o e-mail é seu maior aliado. 

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A Flowbiz é especializada em CRM, e-mail marketing e recuperação de carrinho abandonado por WhatsApp e e-mail. Focada em dados e criatividade, toma decisões estratégicas para impulsionar vendas e ROI. Desde 2012, ajudou mais de 4 mil empresas a criar conexões autênticas e gerar resultados consistentes. Além de tecnologia, compartilha conhecimento para capacitar gestores e empreendedores. Seu compromisso é oferecer soluções eficazes, priorizando segurança e transparência.

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