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Crise? Veja 4 dicas para enfrentá-la com email marketing
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Crise? Veja 4 dicas para enfrentá-la com email marketing

  • timer 06/07/2015
  • 2 min de leitura

o cenário brasileiro não está fácil em 2015. a economia em recessão, inflação em alta, desemprego subindo e, com isso, muita gente segurando os gastos. o e-commerce brasileiro não fica de fora disso, por isso, também está sentindo as consequências deste cenário de crise.

e aí vem a pergunta: tenho que assistir à tudo isso e simplesmente me conformar? não há nada que eu possa fazer para atenuar os efeitos da crise? se tratando de email marketing, temos algumas dicas que podem lhe ajudar a enfrentar este momento difícil.

1. Conheça seu cliente a fundo e valorize suas preferências

ainda hoje, percebemos que boa parte dos lojistas não dá o devido valor à lista dos clientes. esquecem-se de uma premissa básica: é muito mais caro conquistar um novo cliente do que vender para um cliente atual.

por isso, aproveite este momento para analisar a fundo os hábitos e preferências dos seus clientes. você sabe quantos deles estão há mais de 6 meses sem efetuar uma compra? já sabe o tempo médio de re-compra da loja? já sabe quantos clientes clicaram nos seus produtos mais vendidos mas nunca os compraram?

descobrindo estas informações, o que pode ser feito através de análises na plataforma de e-commerce e de segmentação nas ferramentas de email marketing, você terá aberto caminho para apresentar algo novo e relevante à estes clientes.

2. Entregue um conteúdo direcionado às preferências dos clientes

quanto mais recorrente for o seu nicho de atuação, mais você pode aumentar a conversão da base de clientes. produtos como suplementos alimentares, por exemplo, possuem um alto grau de recorrência.

uma vez que você saiba quais clientes não recompraram o produto que consomem habitualmente, por que não enviar uma promoção especificamente para eles? neste momento de crise, de “vacas magras”, descontos e frete grátis são muito bem-vindos.

o mesmo vale para os clientes que se identificam com uma marca ou uma categoria inteira de produtos. tente enviar a estes segmentos um conteúdo mais direcionado com alguma vantagem relevante (desconto ou frete grátis são as que funcionam melhor).

3. Não desconsidere a crise, vá além das ofertas e entregue informação

as pessoas gostam de receber informações sobre benefícios de produtos, especialmente daqueles produtos que elas já compraram. muitas vezes, um e-mail informativo direcionado pode reacender o interesse em algum produto. se você possuir vídeos sobre produtos, melhor ainda.

faça uma campanha simples, bem pessoal, com texto explicando os benefícios de determinado produto e com um link para o vídeo. nem sempre o vídeo precisa ter sido produzido por você. alguns produtos que você vende talvez tenham vídeos que foram feitos pelo fabricante. use-os! lembre-se: consumidor informado é consumidor comprador. consumidor desinformado tem menos chance de comprar.

4. Envie e-mails automáticos de feliz aniversário

todo mundo gosta de ser lembrado no aniversário. no e-commerce, não é diferente! e a boa notícia é que campanhas de feliz aniversário enviadas exatamente no dia do aniversário, oferecendo alguma vantagem (principalmente desconto), costumam trazer uma taxa de conversão até 300% maior que as campanhas promocionais convencionais.

aplicando estas 4 estratégias, você estará valorizando o cliente que já tem, que provavelmente lhe custou muito para conquistar. e em tempos difíceis, manter os clientes fidelizados vale muito dinheiro. lembre-se disso!

conheça o glossário de email marketing

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A Flowbiz é especializada em CRM, e-mail marketing e recuperação de carrinho abandonado por WhatsApp e e-mail. Focada em dados e criatividade, toma decisões estratégicas para impulsionar vendas e ROI. Desde 2012, ajudou mais de 4 mil empresas a criar conexões autênticas e gerar resultados consistentes. Além de tecnologia, compartilha conhecimento para capacitar gestores e empreendedores. Seu compromisso é oferecer soluções eficazes, priorizando segurança e transparência.

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