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no mundo do marketing digital, o dinamismo das mudanças chega a ser assombroso. muitos profissionais que estão migrando para o mundo online têm dúvidas, principalmente, no que diz respeito à tecnologia: como utilizar autoresponders com eficiência no e-mail marketing, por exemplo, é um questionamento frequente.
o uso de autoresponders no e-mail marketing não é algo recente. na verdade, no marketing digital, esse é um dos recursos mais antigos. porém, ainda hoje, ele tem se mostrado altamente eficiente — e não mostra sinais de que vai se aposentar tão cedo.
como se pode facilmente verificar pelo nome, um autoresponder é um recurso que permite disparar e-mails de forma automática com base em um ou mais “gatilhos”.
o escopo deste artigo, portanto, é trazer uma abordagem prática para você entender o uso dos autoresponders no e-mail marketing. vamos mostrar, também, como esse instrumento, se bem implementado, pode tornar-se um ótimo canal de relacionamento com os seus clientes.
Conteúdo
a prova de que o e-mail marketing está mais vivo que nunca pode ser conferida em um estudo estatístico da radicati group, califórnia: em 2014, a média de e-mails disparados por dia no mundo era de 196,3 bilhões, dos quais 108,7 bilhões eram mensagens de e-mail marketing (mais de 55% do total). e a previsão é que essa estatística continue crescendo entre 6 e 7% a cada ano.
se esses números ainda não foram convincentes o bastante, então pegue esta: uma boa campanha de e-mail marketing pode gerar até 40 vezes mais conversão do que ações no facebook e twitter juntos (as duas maiores redes sociais do mundo)!
o e-mail marketing é uma estratégia poderosa e que pode ser ainda melhor quando utilizamos os autoresponders. vem com a gente para descobrir como fazer isso!
o autoresponder é um recurso, normalmente disponível nas melhores ferramentas de e-mail marketing do mercado, que ajuda a sua empresa a fazer e-mail marketing de maneira eficaz, automática e simples.
veja a seguir 3 formas incríveis de utilizar autoresponders no e-mail marketing:
imagine que você envia suas campanhas por e-mail e, a cada uma delas, obviamente há pessoas clicando em diferentes links. uma forma muito poderosa de gerar engajamento com estas pessoas através dos autoresponders é ativar um e-mail automático que é enviado a cada pessoa que clica em determinado link, normalmente falando apenas sobre o que a pessoa clicou.
exemplo: se o seu negócio é um e-commerce, você pode ativar um envio automático a todas as pessoas que clicaram no link de um produto, apresentando melhor este produto, em um e-mail altamente personalizado e focado em quebrar objeções para a realização da compra.
também é possível enviar e-mails de recomendação para fomentar compras recorrentes. supondo que uma parte dos seus clientes compre sempre o mesmo produto, de x em x meses, porquê não enviar um e-mail automático de tempos em tempos relembrando sobre aquele produto ou falando também de outras opções que possam atender às suas necessidades? isso normalmente funciona muito bem no e-commerce!
quando alguém se cadastra como assinante ou cliente em seu site, está começando um relacionamento com sua marca. portanto, este é o momento de focar em mostrar sua essência, quem é sua empresa, quais problemas ela resolve, enfim, para que ela existe!
e não há forma melhor de fazer isso do que enviando alguns e-mails automáticos de boas vindas, em um fluxo bem planejado e estruturado. considere, por exemplo, ao longo deste fluxo fazer perguntas sobre as preferências de cada pessoa, para que aos poucos você possa ir conhecendo estas pessoas e segmentando sua lista. esta segmentação, com base nas respostas dos próprios clientes, será de grande valor para o seu negócio no futuro.
todo mundo gosta de se sentir especial e lembrado no dia do aniversário, não é mesmo? os autoresponders são excelentes para isso! imagine o engajamento que você irá gerar ao disparar e-mails automáticos com uma mensagem parabenizando cada um dos seus clientes exatamente no dia do aniversário deles. isso é realmente muito poderoso para o engajamento, afinal, é um e-mail altamente personalizado enviado em um dos dias mais felizes do ano para cada um de nós.
como os autoresponders são “super geradores” de interações entre sua marca e sua audiência, temos uma série de benefícios ao utilizá-los. veja abaixo os principais:
este talvez seja o maior de todos os benefícios. quando falamos em engajamento, estamos falando no quanto as pessoas da sua lista estão conectadas a você e ao que você oferece. com a alta personalização que os autoresponders permitem, você naturalmente terá muitas pessoas abrindo e clicando nos seus e-mails. isso é facilmente mensurável dentro da sua ferramenta de e-mail marketing que gerencia os autoresponders.
é deste aumento de engajamento que você conseguirá aumentar suas vendas ou ao menos o tráfego para o seu site.
com maior nível de interação junto às suas mensagens, os provedores irão perceber isso como algo positivo, e portanto irão elevar sua reputação de remetente, o que por consequência significará um aumento de entrega de mensagens na caixa de entrada. sim, mesmo que você nem buscasse isso diretamente, vai conseguir melhorar a entrega na caixa de entrada ao habilitar o uso de autoresponders!
campanhas personalizadas enviadas automaticamente costumam alcançar taxa de conversão muito superior às campanhas de broadcast (aquelas campanhas padrões que são enviadas à toda a sua lista).
no caso de e-commerces que utilizam autoresponders aqui na flowbiz, é comum percebermos uma taxa de conversão 200% acima da média geral e, em alguns casos, há um aumento de mais de 400% na taxa de conversão.
ou seja, se o seu negócio precisa converter mais, seja gerando mais downloads de um material rico ou mais compras, é imprescindível o uso de autoresponders.
antes de tudo, verifique se a sua ferramenta de e-mail marketing possui esse recurso e como ele funciona detalhadamente. se ela possuir essa funcionalidade, é só se informar como habilitar. ps.: aqui na flowbiz é bem fácil ativar! 🙂
depois de ativar os primeiros autoresponders, não esqueça de medir os resultados nas ferramentas de web analytics, como o google analytics por exemplo. é lá que você poderá medir todas as métricas importantes, como a quantidade de acessos que cada autoresponder gera, bem como as conversões e o engajamento.
enfim, usar autoresponders é essencial para melhorar o engajamento e as conversões, e agora você já sabe o porquê e como começar. vamos colocar em prática?
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