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a relação entre consumidores e marcas está em transformação. a possibilidade de ter inúmeros produtos e informações na palma da mão, à distância de um clique, vem criando clientes cada vez mais exigentes e buscando por agilidade. e isso se reflete nos perfis de assinantes do e-mail marketing.
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entender qual é o tipo de conteúdo que o seu cliente busca, dependendo do nível de vínculo que ele tem com a sua marca, é o primeiro passo para construir um relacionamento sólido e de sucesso com ele. pensando nisso, reunimos alguns perfis de assinantes que estão presentes em todas as listas de contatos, de qualquer segmento de negócio, para que você os conheça e saiba como lidar com cada um.
Conteúdo
neste caso, o indicado é fazer um fluxo de boas-vindas, se possível, unindo conteúdo relevante e promoções em uma mesma peça. esse fluxo deve ser composto pelos seguintes tipos de e-mails marketing:
“além do fluxo de boas-vindas, esse novo usuário precisa estar na rotina de disparos. afinal, ele é um contato ‘quente’ e tende a interagir mais do que os clientes antigos, potencializando a possibilidade de conversão”, explica gregory luiz, especialista em sucesso do cliente na flowbiz.
esse é aquele cliente que entrou no site da sua loja, viu que iria ganhar alguma vantagem ao se cadastrar na sua lista de contatos – seja um desconto, um brinde, um conteúdo exclusivo – e que está ali na sua base em busca de benefícios. o que não tem problema nenhum. mas como fazer para mantê-lo interessado na sua marca?
é importante ficar claro que o consumidor que se encaixa em perfis de assinantes como esse dificilmente irá se encantar com algo diferente de um desconto. então você, como lojista, precisa oferecer a melhor experiência possível para ele, principalmente se ele se tornar um cliente. se ele tiver uma boa experiência durante a jornada de compra, é provável que volte a comprar de você, mesmo não recebendo um desconto.
“lembrando que um cliente é realmente seu a partir do segundo pedido, ou seja, talvez você tenha que ‘sacrificar’ um pouco a margem para dar um bom desconto de boas-vindas para ele conhecer a loja e fidelizar com toda a experiência”, indica gregory.
ainda assim, terão clientes que só comprarão com desconto, é do mercado. por isso, em sua estratégia mensal de disparos, é interessante introduzir conteúdos desse tipo também. além disso, para não prejudicar a sua margem de lucro, use a curva abc como referência, oferecendo um desconto maior nas linhas de produtos b e c para fomentar a compra, mas nunca esquecendo que os produtos da linha a são os que servirão de isca para conquistar o cliente.
>> ainda não conhece ou quer saber mais sobre a curva abc? não deixe de ler: 4 dicas para aumentar taxa de cliques e conversão do e-mail marketing
sabe aquele cliente que só abre os seus e-mails, mas não clica em nada, não converte, não compra? e ele até pode estar já há algum tempo na sua lista de contatos, mas acaba derrubando as suas taxas de cliques e conversões.
neste caso, oferecer um conteúdo de qualidade, somado a uma escolha correta de ofertas de produtos e promoções, tende a transformar o observador em comprador. mas lembre-se: isso não é uma regra!
outro ponto importante a se levar em consideração é que, se ele está abrindo as suas campanhas de e-mail, ele te acompanha e conhece a sua marca. isso significa que ele pode estar comprando de você através de outros canais que não o e-mail marketing, como redes sociais, marketplaces ou até na loja física, se esse for o seu caso. afinal, o e-mail marketing também tem esse poder de gerar conversões indiretas.
esse é aquele cliente que ama a sua marca, e nada mais justo que retribuir esse amor. ele abre todos os seus e-mails, clica em todos os links (demonstrando interesse pelo conteúdo oferecido), confere todos os descontos e promoções e sempre acaba fechando uma compra.
algumas pessoas que se encaixam em perfis de assinantes como esse até mesmo respondem os e-mails e gostam de puxar uma conversa com a marca. então, fique atento! se você identificou algum cliente assim, permita receber respostas nas suas campanhas e nunca deixe-o sem resposta.
então, tenha em mente que esse cliente merece saber das ofertas com exclusividade. ele é seu fã, logo, comunique as melhores vantagens primeiro para eles. também é interessante ir além do e-mail com esse tipo de público, uma ligação ou uma mensagem por whatsapp – com a devida autorização – faz toda a diferença.
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esse cliente é aquele que costumava interagir com os seus e-mails, mas que já não faz mais isso há algum tempo. se você percebeu a ausência desse cliente há cerca de seis meses, vale a pena investir em uma campanha de reengajamento, com vantagens exclusivas.
“aposte em uma comunicação mais emocional (estamos com saudade, faz tempo que não te vejo etc.) e ‘compense’ quem voltar a abrir os e-mails com um belo desconto. aqui, o objetivo é reengajar, ou seja, fazer com que essa pessoa volte para o segmento de ativos da sua base. mas se conseguir vender, melhor ainda”, completa gregory.
você pode conhecer alguns dos perfis de assinantes de e-mail marketing que apresentamos aqui, ou até mesmo todos. o importante é saber conversar com o seu público e oferecer o que ele realmente busca.
aqui na flowbiz, nós acreditamos que podemos transformar o seu negócio juntos. transparência, confiança e muito trabalho em equipe são os pilares do nosso relacionamento com o mercado e, principalmente, com os nossos clientes. trabalhamos com a metodologia do sucesso do cliente com foco em alcançar aquilo que você e a sua empresa merecem atingir. entre em contato com os nossos especialistas e descubra como alavancar os seus resultados.