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Como fazer teste A/B no e-mail marketing
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Como fazer teste A/B no e-mail marketing

  • timer 18/09/2012
  • 3 min de leitura

hoje, vamos falar um pouco sobre como fazer teste a/b no e-mail marketing. mesmo que você não saiba perfeitamente como ele funciona e como deve ser aplicado, com certeza já deve ter ouvido falar nele.

de qualquer forma, vamos recapitular: o teste a/b é uma funcionalidade muito interessante para realizar a comparação de duas ou mais versões de uma mesma campanha antes de enviar o email marketing para toda a base. você cria duas ou mais campanhas diferentes, determina qual indicador será observado durante o teste, e a campanha que obtiver o melhor resultado será enviado para o restante da sua base.

demos o destaque no antes porque é aí que está o diferencial! obviamente não faz sentido enviar uma mesma campanha para toda a base e depois enviá-la novamente com uma alteração apenas no campo “assunto” por exemplo.

pois bem, como o objetivo de um teste a/b é descobrir – antes de enviar a campanha para toda a base – qual de duas ou mais versões da campanha terá maior aceitação, temos que definir estes 4 pontos para configurar o teste:

1. Qual será a variação entre as versões da campanha?

as variações podem ser de dois tipos: conteúdo ou remetente/assunto, sendo que é possível ter as duas variações em um mesmo teste.

2. Quantos % da base receberão as diferentes versões?

é recomendável enviar para 15% ou 20% da base, pois menos do que isso poderá ser insuficiente e mais do que 20% representará uma fatia muito grande.

3. Por quanto tempo os resultados serão monitorados?

aqui depende da sua urgência em enviar a versão “vencedora”. se você precisa enviar no mesmo dia, recomenda-se monitorar os resultados por 4 ou 5 horas. caso tenha mais tempo, monitorar por 10 ou 12 horas é o suficiente. uma dica muito importante: quando escolher este tempo, calcule em que horas será disparada a versão final para o resto da base. pode acontecer de esta hora ser imprópria, portanto neste caso pode valer a pena diminuir ou estender o período de monitoramento para entregar a campanha final no horário mais interessante!

4. Qual será o critério para vencer o teste?

você deve escolher se o que determinará a versão final da campanha é a taxa de abertura ou a taxa de cliques. e é aqui que se vê os maiores erros na aplicação do teste a/b no e-mail marketing. vamos mostrar porquê. supondo que você queira testar uma variação de conteúdo, pois criou uma peça com cor predominante verde e outra com cor predominante rosa. se a variação será apenas de conteúdo, teremos o remetente e o assunto iguais, certo?

aqui é que vem o x da questão: se a variação é apenas de conteúdo, ou seja, aquilo que é visualizado após abrir o e-mail, não faz sentido escolher como critério vencedor a taxa de abertura! o que está relacionado com a abertura do e-mail é apenas o remetente e o assunto, e não o conteúdo. neste caso, o critério para vencer o teste deveria ser a taxa de cliques, ou seja, a versão que obtiver mais cliques foi a que despertou mais interesse no público, logo é ela que deverá ser enviada para o restante da base. já no caso de um teste com variação apenas no remetente ou no assunto, só faz sentido escolher como critério vencedor a taxa de abertura, pois ela é diretamente afetada por este tipo de variação.

uma outra possibilidade é realizar um teste a/b variando conteúdo e assunto ao mesmo tempo. neste caso, teremos que ter no mínimo 4 versões sendo enviadas, pois teremos assunto x e y bem como conteúdo x e y. portanto, deverão existir 4 versões que contemplem as possíveis combinações entre os assuntos e os conteúdos.

é importante ressaltar que as regras do item 4 acima podem não se aplicar quando o objetivo do teste a/b é exclusivamente verificar qual versão é mais ou menos afetada pelos filtros anti-spam. neste caso, uma variação de conteúdo pode acabar impactando na taxa de abertura, uma vez que o conteúdo do e-mail é um dos critérios avaliados pelos servidores para conduzir a mensagem para o lixo ou para a caixa de entrada.

esperamos que este tópico tenha contribuído com o seu conhecimento sobre o teste a/b e a sua forma de aplicação. sucesso nos seus próximos testes!

leia também: qual o melhor horário para enviar email marketing?

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A Flowbiz é especializada em CRM, e-mail marketing e recuperação de carrinho abandonado por WhatsApp e e-mail. Focada em dados e criatividade, toma decisões estratégicas para impulsionar vendas e ROI. Desde 2012, ajudou mais de 4 mil empresas a criar conexões autênticas e gerar resultados consistentes. Além de tecnologia, compartilha conhecimento para capacitar gestores e empreendedores. Seu compromisso é oferecer soluções eficazes, priorizando segurança e transparência.

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