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a flowbiz acaba de lançar o módulo de jornadas. com esse módulo, o lojista poderá criar novos tipos de campanhas, capazes de impactar os visitantes da sua loja com base nos seus comportamentos de navegação. mas como a funcionalidade pode ajudar a recuperar os carrinhos abandonados?
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é bem verdade que esse módulo ainda tem muito para evoluir: novas funcionalidades, como recuperador de navegação e fluxos avançados de automação, estão previstas para serem desenvolvidas mais para frente. mas, por hora, estamos disponibilizando o recuperador de carrinho abandonado.
afinal, recuperar os clientes que deixaram os seus carrinhos montados, mas sem pagamento, é uma maneira eficiente de ampliar as taxas de conversão do seu e-commerce. por isso, vale sim a pena investir em ações de recuperação de carrinhos, principalmente quando estamos falando de um consumidor de fundo de funil, ou seja, aquele que já sabe o que deseja comprar e demonstrou interesse pela sua empresa e pelo seu produto.
Conteúdo
recuperar carrinhos abandonados é fundamental porque, muitas vezes, dentro da jornada de navegação, o usuário vai ter algumas ressalvas, algumas dúvidas ou até mesmo a ausência de informações sobre condições comerciais. então, disparar um lembrete ou oferecer alguma vantagem que ajude na sua decisão de compra é aquele “empurrãozinho” que faltava para ele fechar o negócio com a sua loja, mesmo enquanto ele está navegando e comparando diversos sites.
você sabia que, em média, há entre 35% e 65% carrinhos abandonados? e quanto maior é o abandono de carrinho, maior é a ausência de informação, o problema no fluxo de compra ou até questões da plataforma, que não funciona como deveria para atender às necessidades do cliente. portanto, o seu objetivo deve ser o de fazer a comunicação mais efetiva possível para ajudar a recuperar esse consumidor, que já mostrou a intenção de que quer levar um item seu, mas que, de alguma forma, ainda está pendente para ele.
neste contexto, um dos maiores inimigos dos lojistas acaba sendo o próprio smartphone do cliente, uma vez que, a qualquer momento, pode aparecer uma notificação que faça o cliente sair do e-commerce. sendo assim, as lojas online que usam o recuperador de carrinho têm muito sucesso, conseguindo recuperar até 80% dos carrinhos abandonados. lembre-se: o abandono de carrinho é o que exige a maior atenção do lojista, depois de fotos de qualidade, descrição dos produtos bem desenvolvidas e, claro, promoções e vantagens comerciais.
no cenário brasileiro, 85% dos consumidores desistem de concluir os seus pedidos na etapa final, conforme aponta a pesquisa abandono de carrinho 2022, da opinion box. sendo que 15% dos compradores repetem essa prática regularmente.
ainda de acordo com o estudo, o valor do frete acima do esperado é um dos principais culpados por essa alta taxa de desistência. para se ter uma ideia, entre os consumidores entrevistados, 66% afirmaram que deixariam de concluir uma transação por esse motivo.
quem costuma comprar no comércio eletrônico pode abandonar o seu carrinho de compras por diversos motivos. entre os principais, podemos citar:
agora, vamos entrar um pouco mais a fundo em como você, lojista, pode criar a sua jornada dentro da nossa ferramenta e quais são os indicadores que é preciso acompanhar para garantir o sucesso da sua relação com os seus clientes:
você ainda pode visualizar como cada jornada está performando a partir dos indicadores dos e-mails enviados, carrinhos recuperados, taxa de recuperação e receita recuperada. no painel, você tem acesso a números gerais sobre quantidade de receita, carrinhos, tráfego e engajamento. vamos conhecer melhor cada um deles?
a receita recuperada é o valor total (em r$) dos carrinhos recuperados pelo jornadas. já a receita a recuperar é o valor total (em r$) dos carrinhos gerados e que não se converteram em pedido, incluindo os carrinhos anônimos (sem identificação do cliente). por fim, a taxa de recuperação de receita indica qual é o percentual do valor dos carrinhos abandonados que foi recuperado pelo jornadas.
enquanto o módulo receita traz os valores em reais, aqui, é onde você confere os números consolidados da quantidade de carrinhos recuperados pelo jornadas, bem como o total de carrinhos abandonados, que é a quantidade de carrinhos gerados e que não se converteram em pedidos, incluindo os carrinhos anônimos (sem identificação do cliente). e também a taxa de recuperação de carrinhos, que mostra qual é o percentual do total de carrinhos abandonados que foi recuperado pelo jornadas.
esse é o total de visualizações da página contabilizadas pelo jornadas. você também pode conferir as sessões, que representam o total de visitas contabilizadas em sua loja. é com base nesse total de sessões que calculamos o valor mensal do jornadas, sempre considerando o total de sessões do mês anterior para calcular o valor mensal do módulo.
um ponto importante: você perceberá que existe uma leve diferença entre o total de sessões do jornadas e o que aparece no google analytics. esse desvio pode ser de até 5%, mas com frequência não ultrapassa a marca de 3%. por fim, você pode acessar o número de páginas visualizadas por cada sessão (visita) em sua loja.
o último item do painel é o de engajamento do e-mail. ele é o indicador da performance do e-mail, contemplando todas as jornadas criadas e que tiveram envio no período filtrado. aqui, temos o total dos e-mails enviados, taxa de abertura, taxa de clique (ctor) e a taxa de descadastro.
o e-mail marketing é um dos caminhos mais curtos para se comunicar diretamente com os seus clientes e prospects, tornando-se uma importante ferramenta na recuperação de carrinhos abandonados. para se ter uma ideia, 45% de todos os e-mails de abandono de carrinho são abertos pelos usuários, como aponta um relatório da moosend. além disso, 21% de todos os e-mails de carrinhos abandonados são clicados, e 50% destes cliques levam à recuperação de uma compra.
mas você ainda tem dúvidas sobre como criar um e-mail marketing capaz de gerar conversão? continue com a gente neste artigo e confira, a seguir, exemplos de e-mails marketing para reverter a situação de carrinhos abandonados e aproveite o melhor dessa estratégia!
uma das melhores formas de conseguir converter carrinhos abandonados é enviando um e-mail marketing apenas com o produto – ou os produtos – que estava no carrinho, junto a um cta poderoso. ou seja, não inclua outros produtos pelos quais o cliente não se interessou. garanta a sua venda e a conquista desse cliente dando um passo de cada vez!
edições limitadas e últimas chances têm um efeito positivo na mente do consumidor. isso porque os compradores tendem a dar mais valor a produtos que tenham uma quantidade limitada. a escassez gera não só a necessidade de consumo nos clientes, como também faz com que se sintam especiais por terem acesso a algo mais exclusivo.
seguindo o mesmo caminho da escassez, a aversão à perda é uma reação natural do cérebro humano, que induz a consumir pela sensação de “não posso perder a oportunidade”. ou seja, para convencer o consumidor a retomar o seu carrinho abandonado, uma boa estratégia é ativar o seu senso de urgência e mostrar que ele só tem a perder se não aproveitar aquela oportunidade.
você com certeza já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”, não é? pois as linhas de assunto do e-mail marketing são o primeiro contato que o destinatário tem com o seu envio e podem ser determinantes para o sucesso de toda a campanha. é como se fosse um cartão de visitas: se não for atraente o suficiente, você pode perder aquele público na hora.
quer garantir o sucesso do seu negócio recuperando os carrinhos abandonados? então, conte com o apoio da flowbiz. aqui, você tem à sua disposição uma tecnologia de ponta e um time de especialistas que entendem muito de marketing para e-commerce. entre em contato com a nossa equipe e nos deixe ajudá-lo a alavancar a sua loja virtual.
para saber mais detalhes sobre o nosso módulo de jornadas, confira o webinar que preparamos para você!