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A personalização como chave para melhorar a experiência do cliente no e-mail marketing

  • timer 16/11/2023
  • 5 min de leitura

com a concorrência acirrada do varejo online, a atenção dos consumidores é um recurso valioso. a maneira como você se conecta com seu público pode fazer toda a diferença em termos de retenção, satisfação e, claro, conversões. uma estratégia eficaz de e-mail marketing personalizado é a chave para maximizar a experiência do cliente em seu e-commerce. neste artigo, exploraremos como a personalização pode transformar sua abordagem de e-mail marketing e fornecer dicas práticas para otimizar essa estratégia.

O poder da personalização

fique atento: os consumidores recebem diversas mensagens de marketing, todos os dias. por isso, é importante que suas comunicações se destaquem. a chave para isso é a personalização. quando você personaliza os e-mails que envia aos clientes, você demonstra que os conhece, que valoriza seu relacionamento e que está disposto a atender às suas necessidades individuais.

1. Segmentação inteligente: 

comece segmentando sua lista de e-mails com base em dados demográficos, histórico de compras e comportamento do cliente. isso permite que você envie mensagens direcionadas a grupos específicos de clientes, em vez de uma abordagem única para todos.

2. Nomeação personalizada: 

use o nome do cliente no campo de saudação do e-mail. isso ajuda a criar um relacionamento mais próximo e pessoal com o cliente. procure ser natural e utilizar expressões que remetem à proximidade, por exemplo: “não esquece da gente, maria!” ou “era esse o kit que você estava procurando, joão?”.

>> leia mais: 5 formas de personalizar as campanhas de e-mail marketing

3. Recomendações de produtos personalizados: 

com base no histórico de compras e no comportamento de navegação do cliente, envie recomendações de produtos personalizadas. isso contribui para que eles encontrem algo que realmente desejam comprar, aumentando a conversão. além disso, estratégias de upsell e cross-sell são muito mais assertivas quando feitas de forma personalizada.

4. Aniversários e datas especiais: 

quem não gosta de ser lembrado? reconheça as datas importantes para seus clientes, como aniversários da própria pessoa ou aniversário de compras, com mensagens especiais e ofertas exclusivas. o aniversário pode ir além e não ser somente o aniversário do próprio cliente, considere também o aniversário de casamento, de pet, de filho. explore as possibilidades!

5. Feedback personalizado: 

solicite feedback sobre produtos específicos comprados anteriormente, demonstrando que você valoriza a opinião deles. essa é uma das etapas de pós-compra. e, um pós-compra bem executado, é um dos principais pilares para que o seu cliente compre mais vezes de você.

>> leia mais: a importância dos feedbacks e avaliações para lojas online

A experiência do cliente aperfeiçoada

a personalização não se trata apenas de chamar os clientes pelo nome. ela se estende a oferecer a eles uma experiência mais relevante e valiosa em todos os aspectos. dessa forma, quando os clientes se sentem valorizados e compreendidos, a probabilidade de conversão aumenta significativamente.

1. Taxas de abertura e clique maiores:

e-mails personalizados tendem a ter taxas mais altas. tanto a taxa de abertura, quanto a taxa de clique. essas métricas se tornam superiores, pois os destinatários se sentem mais inclinados a interagir com conteúdo que realmente é relevante para eles.

2. Redução de cancelamentos:

clientes que recebem comunicações personalizadas têm menos probabilidade de cancelar a inscrição na sua lista de e-mails, pois percebem valor nas mensagens que recebem. mais do que isso: se tornam clientes realmente engajados com a marca. isso estimula o popular marketing boca-a-boca, afinal, em um mudo onde tudo é automatizado, prestar atenção e gerar humanização nos mínimos detalhes é fazer a diferença. 

3. Aumento nas vendas: 

os e-mails personalizados com recomendações de produtos e ofertas exclusivas têm o potencial de aumentar as vendas, uma vez que atendem às preferências do cliente. essa abordagem cria um sentimento de valorização e atenção individualizada, fortalecendo o relacionamento entre sua marca e seus consumidores. ao apresentar produtos relevantes, alinhados com o histórico de compras e interesses de cada cliente, você não apenas desperta o interesse, mas também aumenta significativamente as conversões.

4. Construção de relacionamentos duradouros: 

A personalização ajuda a construir relacionamentos mais fortes e duradouros com os clientes. isso cria uma sinergia única, onde os clientes se sentem compreendidos, o que pode levar a compras repetidas e fidelização. 

>> leia mais:  estratégias de fidelização: como conquistar clientes fiéis

Dicas para implementar a personalização no e-mail marketing

agora que você já compreendeu a importância da personalização, está na hora de entender quais práticas você deve seguir. aqui estão algumas dicas para implementar a personalização em sua estratégia de e-mail marketing:

1. Coleta de dados eficiente: 

certifique-se de coletar e armazenar dados relevantes sobre seus clientes, como histórico de compras, preferências e comportamento online. a flowbiz, ferramenta de e-mail marketing e crm para e-commerce, conta com o módulo impulse. através dele é possível coletar todos os dados do último pedido do cliente. dessa forma, com esses dados, as ofertas se tornam muito mais relevantes e assertivas. 

2. Automação inteligente: 

com a flowbiz é possível automatizar suas campanhas de e-mail marketing com segmentações inteligentes. assim, sua comunicação via e-mail marketing terá resultados muito mais eficientes.

3. Teste e aprimore: 

realize testes a/b para determinar quais tipos de personalização funcionam melhor para seu público e continue aprimorando sua estratégia. com a flowbiz você pode criar testes ab de maneira intuitiva e prática.

4. Evite o excesso: 

embora a personalização seja poderosa, não exagere. os clientes podem ficar desconfortáveis se sentirem que sua privacidade está sendo invadida. mantenha a proximidade, mas não invada a intimidade. seja sutil e mantenha sempre a postura da empresa. 

5. Acompanhamento e análise: 

monitore o desempenho de suas campanhas de e-mail marketing personalizado e ajuste-as com base nos resultados. com o dashboard da flowbiz você tem acesso às métricas fundamentais para seu e-commerce, junto a um funil de performance para que você compreenda, sem dificuldades, como está sendo seu retorno com e-mail marketing. 

>> leia mais: kpis do e-commerce: entenda o que eles podem fazer pelo seu negócio

Personalização é parte de todo e-commerce sustentável

em resumo, a personalização no e-mail marketing é uma estratégia valiosa para lojistas de e-commerce que desejam melhorar a experiência do cliente e impulsionar as vendas. assim, ao tratar os clientes como indivíduos e fornecer conteúdo relevante, você construirá relacionamentos sólidos e lucrativos.

à medida que os clientes percebem que suas necessidades e preferências são priorizadas, eles se tornam embaixadores leais da sua marca, recomendando-a a outros e contribuindo para o crescimento sustentável do seu e-commerce. a personalização não é apenas uma estratégia eficaz de marketing; é uma maneira poderosa de cultivar relacionamentos significativos e de longo prazo com seu público.

para deixar sua estratégia mais completa, conte também com uma plataforma de e-commerce que permita personalizar o layout da sua loja e esteja preparado para ver uma melhoria significativa na satisfação do cliente e no desempenho das vendas.

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A Flowbiz é especializada em CRM, e-mail marketing e recuperação de carrinho abandonado por WhatsApp e e-mail. Focada em dados e criatividade, toma decisões estratégicas para impulsionar vendas e ROI. Desde 2012, ajudou mais de 4 mil empresas a criar conexões autênticas e gerar resultados consistentes. Além de tecnologia, compartilha conhecimento para capacitar gestores e empreendedores. Seu compromisso é oferecer soluções eficazes, priorizando segurança e transparência.

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