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Anotações promocionais do Gmail: conheça o novo recurso da Flowbiz
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Anotações promocionais do Gmail: conheça o novo recurso da Flowbiz

  • timer 17/03/2022
  • 3 min de leitura

A aba Promoções do Gmail já foi bastante temida por quem trabalha com automação de marketing. Afinal, por mais que as mensagens cheguem até os usuários, ainda assim, as campanhas ficam “escondidas”, de certa forma, e não apresentam os mesmos resultados daquelas que caem na aba Principal da caixa de entrada. Mas, agora, é possível aproveitar a aba Promoções com uma nova solução: as anotações promocionais

E você, cliente da Flowbiz, pode sair à frente da concorrência com a nossa ajuda. Isso porque somos a primeira plataforma de automação de marketing que oferece esse recurso. E como você já deve saber, a nossa equipe de especialistas está sempre à sua disposição não só para orientar sobre as etapas técnicas do processos, mas também para apoiá-lo nas suas tomadas de decisões estratégicas.

O que são as anotações promocionais do Gmail

Com as anotações promocionais, é possível exibir banners, cupons e datas de validade da promoção logo ao lado da linha de assunto e do pré-cabeçalho. Isso faz com que o impacto visual ocorra antes mesmo do e-mail ser aberto, aumentando a taxa de abertura e a conversão.

Com os dados sendo exibidos antes de o e-mail ser aberto, fica mais fácil, rápido e prático para os clientes usarem os seus cupons, já que eles podem, por exemplo, simplesmente copiar e colar o código no seu site. Veja, abaixo, um exemplo de como o cupom e o banner aparecem dentro do aplicativo do Gmail: 

 

 

Quais são as regras de uso

Antes de aplicar essa funcionalidade nas suas campanhas de e-mail marketing, é importante que você saiba que existem algumas regras bem específicas para o recurso funcionar. Conheça as principais:

  • Apenas para quem usa e-mail do Gmail (@gmail.com);
  • Apenas quando o e-mail é visualizado no aplicativo do Gmail via smartphone (abrindo pelo desktop, não funcionará);
  • Apenas quando o e-mail é classificado pelo Gmail como “Principais recomendações” ou “Principais ofertas”, dentro da aba Promoções.

Para classificar os e-mails como “Principais recomendações” ou “Principais ofertas”, o Gmail tem um método que se baseia nos interesses dos seus usuários (utilizando os mesmos dados que o Google usa para a segmentação de anúncios). O algoritmo do Google leva em consideração o engajamento do público e o comportamento de abertura. Portanto, é essencial seguir boas práticas de entregabilidade e segmentação de listas.

As boas práticas no e-mail marketing também contribuem para que os seus e-mails apareçam com destaque na aba Promoções com mais frequência. Construir a sua própria lista de contatos, sem comprá-la, está entre essas práticas.

E lembre-se que a reputação do seu domínio também é fundamental para poder usar esse recurso. Se você está com a reputação ruim, a maior parte dos e-mails @gmail.com vai receber a sua campanha na caixa de spam. Assim, não há como os clientes visualizarem as suas anotações promocionais.

Dicas para usar o recurso

Agora que você já entendeu qual é o papel das anotações promocionais nas suas campanhas de e-mail marketing e quais são as principais regras é preciso seguir para o recurso funcionar conforme o esperado, separamos algumas dicas de ouro para que você alcance os melhores resultados com essa novidade, que já está disponível na plataforma da Flowbiz. Confira a seguir:

  • O primeiro passo é enviar as suas campanhas, mesmo que você ainda esteja em dúvida sobre um ou outro detalhe. Isso porque o Gmail precisa de e-mails em massa para classificá-lo como “Principais recomendações” ou “Principais ofertas”. 
  • Busque sempre informar a data de término da promoção, pois isso também aumenta as chances de o algoritmo do Google colocar a sua mensagem como “Principais recomendações” ou “Principais ofertas”.
  • Apenas divulgue cupons que realmente estejam ativos na sua loja, pois a tendência é que mais pessoas tentem usá-lo com esse recurso, dada a maior visibilidade. Não frustre o seu cliente!

Este recurso é especialmente poderoso quando integrado com plataformas de CRM e Customer Data Platforms, como o novo ecossistema que a Flowbiz está construindo — unindo dados, inteligência artificial e performance.

Se você deseja implementar essa funcionalidade e maximizar seu ROI em campanhas de marketing, fale com nossos especialistas e descubra como transformar a aba Promoções em uma vitrine de conversão.

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A Flowbiz é especializada em CRM, e-mail marketing e recuperação de carrinho abandonado por WhatsApp e e-mail. Focada em dados e criatividade, toma decisões estratégicas para impulsionar vendas e ROI. Desde 2012, ajudou mais de 4 mil empresas a criar conexões autênticas e gerar resultados consistentes. Além de tecnologia, compartilha conhecimento para capacitar gestores e empreendedores. Seu compromisso é oferecer soluções eficazes, priorizando segurança e transparência.

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