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E-mail marketing para e-commerce: como converter mais?
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E-mail marketing para e-commerce: como converter mais?

  • timer 20/11/2020
  • 5 min de leitura

o seu e-commerce tem um grande trunfo na manga: o e-mail marketing. esse canal tem um ótimo retorno, é capaz de converter vendas e ainda deixa sua empresa na lembrança dos clientes – no quesito conversão, o e-mail é quatro vezes mais efetivo do que as redes sociais, segundo a ampjar

porém, para alcançar todos esses benefícios, não basta apenas ter uma plataforma de automação de campanhas. é preciso usá-la de forma estratégica, sendo necessário um planejamento da peça do topo ao rodapé, incluindo layout, conteúdo e responsividade. é sobre esses tópicos que vamos falar neste artigo. 

leia mais:

>> e-mail marketing: por que sua ferramenta deve ser integrada ao e-commerce? 

>> 10 práticas para potencializar a entregabilidade do e-mail marketing 

o e-mail marketing anda de mãos dadas com o e-commerce, já que os clientes que fazem compras a partir de ofertas e sugestões feitas por esse canal gastam até 138% a mais do que o restante da clientela, conforme dados da disruptive advertising. além disso,  segundo o convince&convert, 66% dos usuários compraram por causa de um e-mail, e 60% das pessoas que se inscrevem no e-mail de uma loja esperam receber promoções na caixa de entrada, é o que informa a  marketingsherpa

agora que já demos alguns bons motivos para você usar o e-mail marketing como ferramenta de retenção e conversão, lembramos que um e-mail de sucesso, capaz de instigar o cliente a clicar no botão “comprar”, não é algo que surge sozinho e precisa de preparo. vamos conferir algumas dicas? 

5 etapas para um e-mail-marketing que converte 


formato, palavras, botões, imagens compõem o e-mail, que deve ser muito bem pensado, estruturado e executado para que chegue no destinatário com bom conteúdo e direcionado para o objetivo da campanha do seu e-commerce.

e-book - email marketing para e-commerce

selecionamos alguns tópicos para criar um e-mail marketing de sucesso, confira: 

  1. linha de assunto

esse é o primeiro contato que o destinatário vai ter com o seu e-mail, antes mesmo de abri-lo. então, despertar a curiosidade do cliente é essencial. afinal, 35% dos usuários abrem o e-mail levando em conta somente o assunto, enquanto 69% marcam um e-mail como spam dependendo do assunto. 

é importante também pensar que o número de palavras visíveis no desktop e no mobile é diferente e que você precisa levar isso em consideração ao criar a linha de assunto. defina uma linha que diga a mensagem principal do e-mail de forma direta, até mesmo com um texto mais casual, bem-humorado e com o uso de emojis (com moderação). 

>> veja também: como escrever linha de assunto no e-mail marketing 

  1. topo

basicamente, o topo é formado pela frase de pré-cabeçalho e cabeçalho, que traz o logotipo, deixando sua marca em destaque para que o cliente a reconheça. o topo vem logo após a linha de assunto, portanto, certifique-se que as informações mais relevantes do seu e-mail marketing estejam presentes nesta primeira faixa de visualização. 

  1. corpo 

as imagens, descrições das ofertas e botões de call to action (cta) trabalham juntos para convencer o seu cliente a clicar e conferir determinado produto. mas preste atenção em outra característica de um e-mail de sucesso: ele precisa ser responsivo, ou seja, legível no computador, smartphone ou tablet (vamos falar deste assunto mais à frente). veja o que precisa ser considerado no corpo do e-mail:

  • design: deve garantir que o cliente possa escanear o conteúdo rapidamente usando uma hierarquia lógica com grandes títulos e imagens que chamem a atenção. aqui, você pode lançar mão de gifs para chamar a atenção e também prefira um organização com até duas colunas para facilitar a leitura da peça. 
  • hero image: ou imagem central, serve como primeiro contato visual do e-mail marketing com o cliente e resume a visão geral do conteúdo mais importante. para isso, você pode usar imagem estática, vídeos e até gifs, conforme a proposta do e-mail e do seu e-commerce. apesar de ser importante escolher uma mídia de boa qualidade, ela não pode ser pesada, pois irá fazer com que seu e-mail demore para carregar. 
  • melhores produtos: para identificar quais produtos são os mais indicados para uma determinada campanha de e-mail marketing, você pode usar a curva abc, que é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, o que ajuda a identificar quais produtos geram mais retorno e colocá-los em destaque no e-mail. 
  • cta: o mais indicado para o call to action é o uso de botões, que têm taxa de clique 28% a mais do que cta apenas com links, segundo a campaign monitor. aqui, você pode usar verbos diretos e de persuasão, que irão levar o cliente a fazer a ação desejada, como: “compre agora”, “ganhe o cupom”, “teste grátis”. independentemente do texto, lembre-se de colocar os botões de cta ao longo de toda peça para facilitar a conversão. 
  • selos: os selos são outra alternativa para explorar o apelo de escassez ou urgência. além de usar as conhecidas chamadas, como “compre 1, leve 2” ou “exclusivo”, você também pode abordar a garantia de entrega antes de datas comemorativas, como dia das mães, dia da criança ou natal. 
  1. rodapé 

o rodapé precisa ser mais simples, sem cores muito chamativas ou fontes grandes. afinal, você quer que o cliente foque nos descontos, cupons e demais orientações de compra, certo? 

porém, o rodapé precisa incluir informações como as redes sociais e site do seu e-commerce, endereço, política de privacidade e também a opção de desinscrever da lista de e-mails (o que está previsto na lei geral de proteção de dados). lembre-se essa área é de extrema importância para demonstrar autoridade e aumentar a segurança do consumidor. 


>>
leia mais sobre como proteger os dados dos seus clientes com a lei geral de proteção de dados (lgpd) 

  1. responsividade 

uma pesquisa da litmus, uma das maiores análises sobre o e-mail marketing disponíveis no mercado, aponta que 43% dos e-mails são lidos em dispositivos móveis. então, para seu e-commerce, você não pode deixar de criar e-mails que se adaptem a essas telas. 

algumas dicas para tornar o layout do e-mail responsivo de forma eficiente são:

  • para melhorar as taxas de conversão, aposte no teste a/b, criando duas ou mais versões distintas para a mesma campanha, que são enviadas para uma amostra da sua lista de contatos; 
  • considerar a responsividade dos e-mails significa adequar o layout, o tamanho das fontes, reestruturar a hierarquia, alterar cores, escalar imagens e ter um especial cuidado com os ctas; 
  • atente para a usabilidade do e-mails nos formatos horizontal e vertical. afinal, se o contato não consegue visualizar e interagir corretamente com o e-mail, as taxas de engajamento (abertura e clique) despencam. 

o e-mail marketing é uma excelente e indispensável ferramenta para o seu e-commerce, sendo seu aliado na conversão. portanto, antes de qualquer campanha faça um planejamento adequado, que considere o e-mail como um todo, sem esquecer de garantir que o conteúdo é responsivo para outras telas, não apenas a do desktop.

gostou dessas dicas e quer saber mais sobre como criar um e-mail marketing capaz de converter em vendas? então, acesse o nosso e-book, feito especialmente sobre esse tema a partir da experiência dos nossos especialistas no assunto.

e continue acessando nosso blog para descobrir as novidades sobre e-mail marketing e táticas de sucesso. conte com a flowbiz para encontrar a melhor solução para suas campanhas de e-mail e estratégias personalizadas para o seu e-commerce.

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A Flowbiz é especializada em CRM, e-mail marketing e recuperação de carrinho abandonado por WhatsApp e e-mail. Focada em dados e criatividade, toma decisões estratégicas para impulsionar vendas e ROI. Desde 2012, ajudou mais de 4 mil empresas a criar conexões autênticas e gerar resultados consistentes. Além de tecnologia, compartilha conhecimento para capacitar gestores e empreendedores. Seu compromisso é oferecer soluções eficazes, priorizando segurança e transparência.

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